Francisco Beltrão: Estudantes de Direito conhecem sistema de monitoramento eletrônico de presos

Publicado em 1 de Setembro de 2023 às 13:24

Policiais penais apresentaram dados sobre acompanhamento de detentos com tornozeleiras eletrônicas

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, recebeu na última segunda-feira (28), os policiais penais Antonio Cappelletti, Tayoná Gomes e Rodrigo Tozetti. Os três profissionais fazem parte e administram o setor regional responsável pela supervisão das medidas judiciais que envolvem o uso de tornozeleiras eletrônicas em 42 municípios da região de Francisco Beltrão.

A atividade foi organizada pelo professor Adriano Vottri Bellé, na disciplina de Direito Processual Penal I (4ª série), com objetivo de contextualizar os conteúdos teóricos abordados em sala de aula durante o 3º bimestre, especialmente em relação às medidas cautelares alternativas à prisão e, em particular, ao monitoramento eletrônico.

Os policiais penais partilharam informações referentes aos dispositivos utilizados, como regulamentações que orientam a supervisão, além de dados da monitoração regional, nacional e global.

Os estudantes tiveram a oportunidade de se familiarizarem com aspectos práticos desse método de execução penal e de medidas cautelares, o que certamente contribuirá para sua formação acadêmica e desenvolvimento de uma visão crítica sobre o assunto.

Segundo o coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, a Polícia Penal será destaque em um dos módulos temáticos programados para a Semana Acadêmica de Direto, marcada para ocorrer de 18 a 22 de setembro. “A Unipar e o curso de Direito agradecem aos policiais penais que gentilmente compartilharam seus conhecimentos durante a atividade, assim como ao Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná pela colaboração e parceria”.