Francisco Beltrão: Estilo de vida dos acadêmicos de Enfermagem é tema de pesquisa e publicação científica

Publicado em 14 de Dezembro de 2023 às 11:51

Pesquisa contou com a participação de 222 acadêmicos e abordou questões sociodemográficas e utilizou o instrumento Estilo de Vida Fantástico

O trabalho de conclusão de curso da acadêmica de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, Valéria da Silva Xavier Icazavara, sob a orientação da professora Géssica Tuani Teixeira, teve como foco a identificação do estilo de vida dos acadêmicos de Enfermagem.

A pesquisa, que contou com a participação de 222 acadêmicos, abordou questões sociodemográficas e utilizou o instrumento ‘Estilo de Vida Fantástico’. Entre os resultados mais importantes, destaca-se que 42,8% dos participantes referiram ter alguém para conversar, enquanto 45% relataram dar e receber afeto. Quanto à prática de atividades físicas, 42,3% tinham uma prática regular, e 27,9% afirmaram manter uma dieta balanceada.

Em relação ao peso, mais da metade dos participantes estava dentro do intervalo de peso ideal de 02kg (51,4%). No que diz respeito ao consumo de cigarros, 4,5% admitiram fazer uso de 01 a 10 por dia, enquanto 2,3% consumiam bebidas alcoólicas. Um fator preocupante é que 19,8% dos participantes relataram dirigir após o consumo de álcool e 9,5% admitiram raramente fazer uso de cinto de segurança ou praticar sexo de maneira segura (13,1%).

Entre os aspectos positivos, 28,4% dos participantes referiram dormir bem, 33,3% lidavam bem com o estresse, e 32,9% relaxavam algumas vezes nos momentos de lazer. Contudo, alguns participantes apresentaram preocupações, como sentir raiva (33,8%), se sentirem tensos e desapontados, além de tristes e deprimidos (40,5%). Apenas 25,4% estavam satisfeitos com o emprego.

A análise apontou que o estilo de vida adotado pelos acadêmicos se situa em um nível relevante, mas abaixo da média de indivíduos que são fisicamente ativos, mantêm uma alimentação adequada e têm percepção de autocuidado. A pesquisa evidenciou a importância dos vínculos de amizade e familiares para lidar com sentimentos e problemas cotidianos.

Valéria da Silva Xavier Icazavara, a formanda responsável pelo estudo, falou de sua satisfação com a aceitação do trabalho para publicação em uma revista científica. “É uma realização e alegria imensa, uma vez que nossos resultados ilustram diversos aspectos da vida dos jovens. A partir desta pesquisa, pude descobrir, na prática, a importância da ciência e espero seguir, agora profissionalmente, contribuindo para a disseminação do conhecimento, também em outras áreas”.

A professora Géssica reforça que o estudo é relevante, prevendo que contribuirá para estratégias no ambiente acadêmico, impulsionando novas pesquisas sobre o tema. Além de incentivar um estilo de vida mais saudável, tanto física quanto mentalmente, para todos os acadêmicos e, por extensão, para a sociedade em geral.

Última atualização em 14 de Dezembro de 2023 às 11:53