Francisco Beltrão: Enfermeiros egressos da Unipar têm diplomas reconhecidos na Itália

Publicado em 2 de Fevereiro de 2024 às 10:01

Everaldo e Daniela residem e atuam no país europeu desde 2022

No dia 15 de dezembro de 2023, os enfermeiros Everaldo Moreno e Daniela Glowacki, formados no curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, obtiveram o reconhecimento de seus diplomas na Itália. O processo, que demorou pouco mais de um ano, representou em uma conquista importante para o casal beltronense.

Enquanto aguardavam a conclusão do procedimento, os enfermeiros tiveram a oportunidade de exercer suas atividades na Itália desde outubro de 2022, graças a um decreto do governo local. Essa medida excepcional foi estabelecida em função da Pandemia de Covid-19, permitindo que profissionais como eles trabalhassem enquanto aguardavam o reconhecimento oficial de seus documentos.

Everaldo e Daniela destacaram dois elementos fundamentais para a realização do sonho de migrar do Brasil para a Itália: a excelência da carga horária do curso oferecido pela Unipar, que assegurou a possibilidade de validação de seus diplomas na Itália; e a experiência sólida na área da saúde, uma vez que ambos atuaram como técnicos de Enfermagem no Estado do Paraná por 13 anos. Esses fatores foram fundamentais para o sucesso do processo de reconhecimento de seus diplomas.

“A Unipar ajudou muito a gente, porque a grade curricular é muito boa, pois não foi necessário fazer a integração universitária na Itália. Isso quer dizer que o padrão italiano, aquilo que a União Europeia pede, é atendido plenamente pela Unipar”, conta Everaldo.

Everaldo foi enfermeiro rotineiro da UTI neonatal do Hospital Regional por 1 ano e meio e Daniela enfermeira rotineira na UTI adulto no mesmo hospital. Segundo eles, o nível da Enfermagem no Brasil é altíssimo e graças ao que aprenderam na universidade conseguiram se adaptar rapidamente.

O reconhecimento do diploma era a etapa mais difícil; agora eles se preparam para a segunda fase do processo, que é uma prova no órgão de classe, equivalente ao Conselho Federal de Enfermagem do Brasil, que lá se chama Ordem dos Profissionais de Enfermagem.