Francisco Beltrão: Enfermeira formada pela Unipar é aprovada em mestrado da UEL

Publicado em 17 de Julho de 2023 às 10:44

Aline Bartniaski conquistou vaga no renomado programa de Fisiopatologia Clínica e Laboratorial

Aline Aparecida Bartniaski, enfermeira formada pela Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, foi aprovada no Mestrado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Aline ingressou na Unipar em 2015 e logo se interessou pela pesquisa. Ela participou do Programa de Iniciação Científica (PIC) durante toda a graduação e também trabalhou como assistente de pesquisa no grupo de pesquisa em infecções hospitalares, orientado pela professora Franciele do Nascimento Santos Zonta. Juntas, padronizaram diversas técnicas experimentais para investigar a infecção e colonização por bactérias multirresistentes.

No seu penúltimo ano de graduação, Aline definiu como objetivo ser aprovada no mestrado na UEL. Ela se dedicou às aulas, às atividades propostas pelo curso de graduação e aproveitou todas as oportunidades para participar de eventos, publicar trabalhos e amadurecer enquanto pesquisadora. “Desde o início da graduação, sempre fui muito motivada a buscar de tudo um pouco, projetos dentro e fora da faculdade que me fizessem crescer, tanto que comecei a iniciação científica no 1º ano e só saí ao me formar”.

Segundo ela, a pesquisa laboratorial ajudou a amadurecer. Neste caminho ela seguiu até a finalização do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). A experiência em pesquisa laboratorial e contato com pacientes críticos ampliaram sua visão holística e abriram diversas oportunidades, incluindo a possibilidade de ingressar em uma universidade pública renomada e de referência em pesquisa, como a UEL.

Segundo a professora Franciele, a conquista é resultado do comprometimento de Aline com suas aulas, atividades do curso e participação em eventos científicos. Com um currículo sólido e cuidadosamente construído ao longo de sua formação acadêmica, ela se preparou para realizar o mestrado em uma das instituições mais produtivas em pesquisa no país, a UEL. “Para nós professores, é uma satisfação e orgulho imensos ter acompanhado de perto essa trajetória e vê-la conquistar seus sonhos. Considero que essa é a maior realização de um professor: o sucesso dos seus alunos”.