Francisco Beltrão: Educação Física encerra 1º semestre com parcerias de sucesso

Publicado em 13 de Julho de 2023 às 10:39

Alunos do curso se destacam no Projeto MovACE 2023

O curso de Educação Física da Universidade Paranaense -Unipar/Francisco Beltrão celebra as conquistas alcançadas por seus alunos e professores no primeiro semestre deste ano. O destaque vai para a participação ativa no Projeto MovACE 2023, uma parceria entre a universidade, a comunidade local, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) e o Núcleo do Empreendedor Jovem de Francisco Beltrão (IDEA).

O projeto MovACE 2023, que atraiu mais de 300 inscritos neste ano, finalizou oficialmente suas atividades em 15 de maio, com a cerimônia de premiação dos vencedores. Durante 50 dias, os participantes se envolveram em uma competição saudável, promovendo a integração por meio da prática de atividades físicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Neste ano, o curso de Educação Física aumentou sua participação no projeto, envolvendo todos os alunos do 2º e 3º períodos, além dos estudantes do 3º e 4º anos. A estratégia visava englobar os três pilares da Unipar: ensino, pesquisa e extensão, alcançando resultados positivos.

A professora doutora Durcelina “Duda” Schiavoni Bortoloti, coordenou e supervisionou todas as atividades relacionadas à Educação Física dentro do projeto. Ela contou com o auxílio dos professores Fernando Henrique Pavão e Chiara Munaro, e organizou aulas adicionais para ampliar os conhecimentos técnicos dos alunos em medidas antropométricas (peso, estatura e circunferência de abdômen) e composição corporal (técnica de dobras cutâneas).

Essa abordagem garantiu segurança na realização das avaliações físicas dos participantes do MovACE. Além disso, a comunidade de Francisco Beltrão foi parceira ao ampliar as competências técnicas dos acadêmicos, que conduziram duas avaliações de saúde (pré e pós MovACE). Os alunos em estágio obrigatório na área de recreação tiveram a oportunidade de organizar e realizar uma gincana colaborativa entre as equipes com todos os participantes do MovACE.

Aproveitamento em projetos de pesquisa

No aspecto da extensão universitária (Pacex), os alunos do 2º e 3º períodos cumpriram toda a carga horária atribuída ao semestre no âmbito do projeto. Eles auxiliaram na organização das avaliações e foram responsáveis por avaliar e classificar o nível de atividade física de todos os participantes, utilizando o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ).

No campo da pesquisa, a professora Duda solicitou autorização aos idealizadores do MovACE para responder a alguns problemas de pesquisa com base nos dados coletados pela Unipar. Após a devida autorização, ela elaborou e encaminhou um Projeto de Pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da Unipar, resultando em seis subprojetos que gerarão Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), sendo cinco orientados pela professora Duda e um pelo professor Fernando Henrique Pavão.

Além do curso de Educação Física, houve participação de outros cursos da Unipar no Projeto MovACE, como o curso de Nutrição, com avaliações de Bioimpedância Elétrica nos capitães das equipes do MovACE (professoras Indiomara Baratto e Ediane Pissaia e RT Jéssica); curso de Psicologia, com avaliações de estado de ansiedade e depressão (professoraThaís Gutstein e acadêmicos) e o curso de Enfermagem, que avaliou a pressão arterial e qualidade de vida (professora Franciele Zonta e acadêmicos).

Última atualização em 13 de Julho de 2023 às 10:40