Francisco Beltrão: Disciplina de Fisioterapia Preventiva é novidade no curso da Unipar

Publicado em 13 de Março de 2023 às 08:59

Área tem como objetivo prevenir o aparecimento de patologias e problemas futuros

O curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão está em sua segunda turma e os acadêmicos estão tendo a oportunidade de aprender o que há de mais novo no mercado em termos de tratamento preventivo.

Segundo a professora Bruna Faedo Costa, a Fisioterapia é uma área que durante muitos anos teve sua atuação voltada com exclusividade para casos de reabilitação, principalmente em áreas como a Ortopedia e a Neurologia, mas, o cenário atual vem sendo modificado.

“Cada vez mais, a Fisioterapia com ênfase no trabalho preventivo, vem ganhando força, em suas diversas áreas. Sendo assim, é fundamental que os acadêmicos despertem essa visão preventiva ainda na graduação e tenham vivências que possibilitem desenvolver uma linha de raciocínio embasados na Fisioterapia preventiva”, cita.

A fisioterapia preventiva tem como objetivo prevenir o aparecimento de patologias e problemas futuros, deixando para trás a ideia de que a fisioterapia funciona somente como um processo de reabilitação. Ela se adapta facilmente à realidade dos indivíduos, pois sua atuação é dentro de limitações físicas, respeitando as necessidades de cada um.

A coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Indiomara Baratto, informa que a disciplina vem sendo ofertada no 3º período do curso, e caracteriza-se por ser dinâmica, com aulas teóricas e práticas, que permitem ao aluno o conhecimento da atuação preventiva nas áreas da Pediatria, Neurologia, Ortopedia e Desportiva, Pilates, Hospitalar, Geriatria, Saúde da Mulher, Saúde Pública e Saúde do Trabalhador. As aulas práticas na Unipar acontecerão em laboratório próprio da Fisioterapia e, também, na piscina, de modo a reforçar as diversas possibilidades que o fisioterapeuta tem para atuar no âmbito preventivo.

Para a professora Bruna, inserir os acadêmicos no ambiente de atuação do fisioterapeuta, garantindo que a aprendizagem ocorra de modo mais efetivo é fundamental. “No nosso planejamento estão muitas práticas externas à Unipar. Tudo isso, sendo pensado, na formação de profissionais capacitados, e, que se adequem a esse novo perfil de fisioterapeutas que vem sendo procurado no mercado de trabalho”.