Francisco Beltrão: Dicas preciosas para alimentação das crianças no retorno às aulas

Publicado em 17 de Fevereiro de 2023 às 14:30

Retorno às aulas é uma boa oportunidade para incentivar ou manter bons hábitos alimentares

De olho no reinício das aulas, a professora e nutricionista Indiomara Barato, coordenadora do curso de Nutrição, e a nutricionista Ediane Pissaia, responsável pela Clínica de Nutrição, estão alertando sobre a importância de associar os estudos com uma alimentação saudável.

Segundo elas, a infância e adolescência são os melhores momentos para a formação de bons hábitos alimentares, pois parte das escolhas alimentares na vida adulta é influenciada pelas experiências dos primeiros anos de vida, da mesma forma que uma alimentação não saudável pode ocasionar consequências no desenvolvimento das funções cognitivas, nos índices de concentração e, consequentemente, na capacidade de reter novas informações.

A professora Indiomara ressalta que o ambiente escolar é um local que deve ser explorado para a promoção de hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis e é uma das preocupações neste início de ano. “O retorno às aulas pode ser uma oportunidade para os estudantes adquirirem ou retomarem bons hábitos alimentares. O estudante que não se alimenta sofre sonolência e dificuldades de concentração no decorrer da aula, prejudicando seu rendimento escolar e, portanto, tão importante quanto o lanche nos horários de intervalo é a alimentação em casa, antes de ir à escola”.

O café da manhã é uma das principais refeições, com ele o estudante estará bem alimentado para enfrentar as aulas no decorrer do dia. Ediane sugere uma fonte de proteína, adquirida através de uma omelete sem adição de gordura ou leite e derivados com baixo teor de gordura; cereais como pão integral e grãos não refinados (aveia, granola...), evitando os que recebem adição de açúcar; frutas ou suco natural sem açúcar.

Na hora do almoço, seja em casa ou no restaurante, a alimentação deve ser baseada em verduras e legumes variados, uma boa fonte de proteína, seja ela de origem vegetal ou animal, as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), e o carboidrato de boa qualidade (batata, mandioca, arroz integral ou parboilizado...).

Para os lanches, a sugestão é frutas frescas, biscoitos, cereais integrais, vitaminas de frutas frescas, castanhas. O jantar deve ser semelhante ao almoço. O cardápio deve ser diversificado e equilibrado, incluindo preparações de boa aceitação. Se o estudante rejeitar o alimento, a indicação é insistir, através de outra forma de preparo.

“Ademais, tão importante quanto o cuidado com a alimentação é a hidratação. A indicação é tomar bastante água. Vale lembrar que os líquidos não devem ser ingeridos durante as refeições, o correto é ingerir nos intervalos”, reforça Indiomara.