Francisco Beltrão: De Mulher Maravilha a Malévola, professora usa fantasias para descontrair alunos na semana de provas

Publicado em 20 de Junho de 2022 às 08:46

Resultado é avaliado positivamente pelos acadêmicos de Fisioterapia e Nutrição da Unipar

A professora Indiomara Baratto, coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, encontrou uma maneira diferente de descontrair os alunos durante a semana de provas.

Quem já passou por isso sabe que todos os finais de semestres são carregados por muitas emoções e é natural que a insegurança tome conta dos acadêmicos, pois há uma pressão por boas notas.

“São muitos conteúdos para estudar e níveis de exigência diferentes e os sentimentos dos alunos são de angústia, ansiedade, estresse ou irritabilidade, dificuldades em conciliar o sono, oscilações constantes de humor, dificuldades na manutenção do foco de atenção e concentração e, ainda, perda de prazer em atividades que costumam ser prazerosas, afinal é o futuro profissional que está em jogo”, comenta a docente.

Ela conta que desde que começou a atuar como professora percebeu que os alunos chegam para a semana de provas preocupados, tensos, nervosos, desanimados. “Isso sempre me preocupou muito e foi pensando em como transformar este momento em algo mais leve, alegre e menos estressante, que surgiu a ideia de usar fantasias para recepcionar os acadêmicos nas semanas de provas”.

A primeira fantasia utilizada foi de Mulher Maravilha, com o intuito de passar a mensagem que poderiam juntos salvar a semana de provas. A ideia foi bem aceita pelos acadêmicos, então Indiomara deu continuidade; no começo deste ano, a primeira semana de provas foi recepcionada com a fantasia de Malévola e por último, na semana passada, os alunos foram recepcionados com um meme muito visto nas redes socias “lágrimas dos alunos”.

“Todas as fantasias fazem muito sucesso, mesmo que estejamos falando de alunos adultos, eles também gostam, merecem e precisam de uma atenção especial”, ressalta.

Ela entende que há um ganho importante em tornar um momento de tensão em algo mais sutil, pois permite que através de risadas os acadêmicos possam extravasar seus sentimentos e sentirem-se capazes e prontos. “Ver o olho deles brilhando e o sorriso no rosto não tem preço”.

Aprovação dos alunos

“Mesmo com todo estudo nunca consigo me sentir preparada para semana de provas. Ao sermos recebidos com as fantasias criativas da nossa coordenadora, conseguimos rir muito e deixar de lado toda ansiedade e preocupação. Desde a primeira vez que apareceu como Malévola e agora com capa de chuva para nossas lágrimas, rimos e acreditamos que tem alguém que está conosco, nos motivando e confiando em nós, acho que além de ser criativo essas fantasias conseguem trazer alegria em uma semana tensa”, comenta Gabriela Manfredini, aluna do 1º período de Fisioterapia.

“Foi uma experiência e tanto, a primeira que tive em todos os anos que estou na universidade. Sem dúvidas ajuda a, principalmente, mudar o ambiente, para que as energias fluam de forma melhor. Foram as avaliações com que tive mais tranquilidade em resolver”, diz Eduardo Peron, aluno do 1º período de Nutrição.