Francisco Beltrão: Curso de Psicologia promove evento de acolhimento e empatia

Publicado em 2 de Outubro de 2023 às 17:42

1º Abraça Unipar envolveu a comunidade para promover saúde mental

O Projeto de Extensão Habilidades para a Vida, vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, promoveu, no dia 26 de setembro, o 1º Abraça Unipar. O evento foi uma ação simbólica de acolhimento e empatia, que contou com a participação de acadêmicos de diversos cursos da unidade, professores, colaboradores e comunidade externa.

O 1º Abraça Unipar consistiu em uma grande roda formada por todos os participantes, que se abraçaram por alguns minutos. A ação foi uma forma de demonstrar a importância do acolhimento e da empatia, habilidades essenciais para a promoção da saúde mental.

Houve, ainda, a participação da Miss Universo Francisco Beltrão, Ana Oliari, egressa do curso de Odontologia, servindo de exemplo inspirador de como os ex-alunos podem contribuir para a promoção da saúde mental na comunidade acadêmica.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Taise Signorini, ressaltou que o evento foi um sucesso. Segundo ela, o 1º Abraça Unipar representa, de forma simbólica, uma ação de acolhimento de toda a comunidade acadêmica, considerando que falar em saúde mental significa, em primeiro lugar, acolher o sofrimento humano em todas as suas esferas. “Ver o envolvimento de todos nesse grande abraço é lindo e digno de admiração. Uma ação simples que carrega um simbolismo enorme", afirmou.

A acadêmica Josimar dos Prazeres, do 4º período, que participou do projeto de extensão, também destacou a importância desta inciativa. "Sabíamos que ações que envolvam a mobilização de muitas pessoas são complexas e se não houver colaboração, não acontecem. Mas só temos a agradecer, foi uma experiência gratificante e inspiradora", disse.

O projeto de extensão Habilidades para a Vida tem como objetivo promover o desenvolvimento dessas habilidades tanto na comunidade interna quanto na externa, e envolve atividades extensionistas que visam capacitar os alunos para promover o bem-estar emocional e a saúde mental, não apenas entre seus colegas de curso, mas também na comunidade, em geral.