Francisco Beltrão: Curso de Odontologia une ensino teórico-prático de excelência e extensão

Publicado em 30 de Maio de 2023 às 12:52

Disciplina de Atenção em Saúde Bucal Coletiva é a porta de entrada do acadêmico para tratamentos nesta área

O mercado de trabalho precisa cada vez mais de profissionais habilitados e prontos para o atendimento. É com essa visão que o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão prepara seus acadêmicos.

Segundo o coordenador do curso, professor Fabrício Abel Paganini, inserir o aluno na prática individual e coletiva de saúde bucal, desde o 1º semestre, é uma condição que não se abre mão na Unipar, já que permite o entendimento da essência da futura profissão.

O acadêmico de Odontologia trabalha, por exemplo, com o acolhimento, a prevenção, as atividades educativas e curativas de crianças assistidas nas escolas, entidades, postos de saúde e hospitais, através das parcerias mantidas pelo curso. Assim como na própria Clínica Odontológica da Unipar, isso desperta visões das verdadeiras realidades e propósitos pelas quais a profissão existe e trabalha.

“O curso de Odontologia da Unipar exibe um modelo diferenciado entre as demais instituições, pois une duas das melhores formas de promover o processo de aprendizagem e formação do futuro odontólogo, que são o ensino teórico-prático de excelência com os projetos de extensão universitária devidamente regulamentados pelos órgãos reguladores”, salienta o professor.

Estas modalidades de trabalho são adotadas pela Unipar mesmo antes das mudanças exigidas pelo MEC (Ministério da Educação) com a Curricularização da Extensão Universitária. Na área da saúde, os cursos da Unipar, incluindo a Odontologia, mantêm convênios supervisionados e segurados, por meio de parcerias com entidades, escolas, hospitais e com as secretarias municipais de saúde.

A disciplina de Atenção em Saúde Bucal Coletiva é a porta de entrada do acadêmico neste mundo de cuidado, assistência, qualidade de vida e tratamentos em saúde bucal. “Um dos exemplos mais importantes de parcerias que dão certo está no vínculo de mais de 8 anos mantido com a Escola Municipal Recanto Feliz (antigo Caic), no Bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão, e que indiretamente tem ações que atingem aproximadamente 900 crianças”, destaca.

A professora Flávia Ruiz Paganini, responsável pela disciplina e pelo projeto de extensão, juntamente com a professora Gisélly Matei, semanalmente supervisiona os alunos de 1º período e da 3ª série do curso nestas atividades nas escolas e na própria Clínica Odontológica da universidade.