Francisco Beltrão: Curso de Odontologia leva atividades lúdicas para abordar saúde bucal na Apae

Publicado em 5 de Outubro de 2022 às 10:10

Foi durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Desde 2016, com a implantação do Estágio Supervisionado Profissional de Odontologia, a Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão atua de maneira permanente com o serviço odontológico na sede da Apae.

No mês de agosto, entre os dias 21 e 27 de agosto, por ocasião da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o curso de Odontologia promoveu uma série de ações educativas e preventivas. Os acadêmicos de Odontologia prepararam uma peça de teatro, cartazes, pinturas, brincadeiras e roda de músicas, abordando de forma lúdica a importância da higiene bucal, mudanças de hábitos alimentares, informações sobre as principais doenças que acometem a boca, a instalação e consequência de hábitos deletérios, entre outros.

Além disso, aproveitando a descontração do dia, os acadêmicos fizeram avaliação odontológica dos alunos da Apae, classificando as necessidades de tratamento através de triagem.

De acordo com a cirurgiã dentista Heloisa Werlang, responsável técnica do estágio, a triagem é de extrema importância pois tem como objetivo organizar e assegurar a assistência qualificada ao paciente. É possível classificar quem vai receber tratamento primeiro na atenção primária (consultório Apae ou UBS) e quem deverá ser encaminhado para procedimentos especializados em atenção secundária (centro de especialidade odontológica) e terciária (hospitalar). “Especialmente quando nos referimos a pacientes sindrômicos ou com deficiência intelectual, os quais muitas vezes não relatam sintomas e agravam sua condição, por não procurar assistência odontológica ainda nos estágios iniciais e potencialmente tratáveis da doença cárie e periodontal, por exemplo”.

O estágio profissional ocorre semanalmente com a realização de atividades preventivas e procedimentos odontológicos no próprio consultório da Apae. Esta área da Odontologia, que já é uma Especialidade registrada no Conselho Federal de Odontologia (CFO), faz parte do processo de formação dos acadêmicos da 4ª série do curso de Odontologia da Unipar de Francisco Beltrão.

O coordenador do curso de Odontologia, professor Fabrício Abel Paganini destaca que áreas como das necessidades especiais e da atenção ao idoso são abordadas e inseridas na matriz curricular, por meio de disciplinas e estágios desde o início do curso, antecipando inclusive as Diretrizes Curriculares Nacionais.