Francisco Beltrão: Curso de Nutrição leva educação alimentar e nutricional para alunos da educação infantil

Publicado em 18 de Outubro de 2023 às 11:52

Acadêmicas utilizaram o teatro infantil para ensinar crianças sobre a importância da alimentação saudável

As acadêmicas do último ano do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, Nagla Morandi da Silva e Daiane Cerbatto, realizaram estágio supervisionado curricular obrigatório (Esco) na área de nutrição e saúde pública, na Escola Municipal Professor Rubens Amélio Bonatto.

Entre as atividades desenvolvidas, elas abordaram a educação alimentar e nutricional com os alunos da educação infantil.

Para isso, utilizaram o teatro infantil para trabalhar o tema de orientação e educação alimentar e nutricional com as crianças.

Também desenvolveram atividades relacionadas à análise sensorial, utilizando todos os sentidos humanos.

"A educação infantil é a fase mais importante na vida da criança, uma vez que, é na primeira infância que ocorrem grandes descobertas e aprendizagens variadas, quando há construção do desenvolvimento cognitivo, físico, intelectual e social", afirma a coordenadora do curso de Nutrição da Unipar, professora Indiomara Baratto.

Para ela, a educação alimentar e nutricional é de extrema importância, principalmente pela ocorrência de casos de obesidade em crianças e adolescentes. O relatório público do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional aponta que, até meados de setembro de 2022, mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos de idade foram diagnosticadas com obesidade. Atualmente, a região Sul possui 11,52% de crianças obesas nessa faixa etária, maior índice do País.

“A educação alimentar e nutricional surge com o intuito de desenvolver estratégias para impulsionar a cultura e a importância da alimentação saudável, respeitar as necessidades individuais, além de modificar crenças, valores, atitudes, representações, práticas e relações sociais que são pré-determinados em torno da alimentação”, reforça Indiomara.

As acadêmicas Nagla e Daiane acreditam que o teatro infantil é uma ferramenta lúdica e divertida que pode ser utilizada para ensinar crianças sobre alimentação saudável.