Francisco Beltrão: Curso de Nutrição fecha parceria com Marreco Futsal

Publicado em 4 de Abril de 2023 às 11:19

Nutrição permite melhoria da performance e do rendimento, influenciando positivamente a execução de exercícios

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão fechou uma parceria com o Marreco Futsal para a temporada 2023. Além do Campeonato Paranaense Série Ouro, o clube disputa este ano a Liga Nacional de Futsal (LNF).

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, diz que a área de Nutrição Esportiva ainda é considerada recente no Brasil, mas é uma das que mais cresce. Ela explica que o estudo é baseado na relação entre a alimentação e a prática de esportes, seja por atletas profissionais ou amadores. O termo “nutrição esportiva” refere-se à aplicação de conhecimentos da nutrição, da fisiologia humana e da bioquímica na execução de exercícios físicos, tendo como objetivo, a melhoria da performance e do rendimento, influenciando positivamente a execução de exercícios e a recuperação no pós-exercício, estimulando assim, hábitos saudáveis e resultados positivos.

Indiomara acredita que a parceria será de muito sucesso, pois para a Unipar é muito importante poder auxiliar a comunidade de Francisco Beltrão. E para o curso de Nutrição trata-se de um grande diferencial, uma vez que os acadêmicos poderão vivenciar a rotina dos atletas. Ainda, segundo ela, o curso de Nutrição quer colaborar com ações que podem tornar a prática esportiva mais satisfatória, “afinal, é possível gerar resultados ainda mais potentes com uma simples mudança na alimentação, em virtude da relação dos nutrientes no organismo”.

Potencializar rendimento

A Nutrição Esportiva é considerada uma especialidade da área de Nutrição, sendo destinada ao atendimento de atletas e pessoas que praticam exercício físico de forma regular e também para àqueles que querem potencializar o rendimento e mudar a composição corporal. Na Unipar os atletas vão receber informações a respeito da nutrição/alimentação, vão passar por avaliação e orientação nutricional na clínica escola de Nutrição e vão receber suporte em relação a cardápios, como por exemplo, durante as viagens do time.

Última atualização em 4 de Abril de 2023 às 11:21