Francisco Beltrão: Curso de Nutrição da Unipar comemora 18 anos em 2023

Publicado em 6 de Fevereiro de 2023 às 11:00

Profissão é uma das mais requisitadas com inúmeras possibilidades de atuação

O curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão completa 18 anos nesse ano de 2023. A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, diz que a graduação em Nutrição, modalidade presencial, continua com alta procura, sobretudo por ser um dos melhores cursos do Brasil, uma vez que conquistou em 2019 a nota 4 (máximo é 5) no Enade/MEC.

Segundo ela, o curso de Nutrição da Unipar se diferencia por ter o seu foco no desenvolvimento de habilidades específicas para o futuro exercício da profissão, preparando o acadêmico para ser agente fundamental na melhoria da qualidade de vida das pessoas, e para acompanhar as mudanças de hábitos e a evolução da sociedade.

“Ao final do curso, o aluno é capaz de atuar na promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde por meio da nutrição. Terá plena competência para formular e executar políticas e programas de educação nutricional, segurança alimentar e vigilância sanitária. Também estará apto a avaliar, sistematizar e tomar decisões sobre as condutas mais adequadas, com embasamento científico, visão crítica, ética e responsabilidade”, ressaltou a docente.

Opções no mercado de trabalho

Na área de nutrição clínica, o profissional poderá trabalhar em hospitais, bancos de leite humano e lactários, ambulatórios, clínicas, personal diet, academias, centros esportivos, spas e planos de seguros de saúde. Já na área de alimentação coletiva, poderá atuar em unidades produtoras de refeições como restaurantes comerciais e industriais, churrascarias, panificadoras, supermercados, serviços de rotisseria, bares, hotéis, refeições-convênio e empresas de comércio de cestas básicas. Na área de saúde coletiva, poderá integrar programas governamentais voltados à promoção da segurança alimentar e nutricional, atenção primária em saúde e vigilância sanitária, sendo exemplos a alimentação escolar, cooperativas voltadas à agricultura familiar e núcleo de apoio à saúde da Família.

Infraestrutura moderna

O curso de Nutrição da Unipar propõe aulas práticas em ambientes modernos e equipados como a clínica de Nutrição, laboratórios de química, bioquímica, microscopia/parasitologia, microbiologia, fisiologia, anatomia humana, semiologia, técnica dietética, análise sensorial e laboratórios de informática. Ademais, os professores apresentam experiência profissional e em docência do ensino superior. “A estrutura é completa para que o aluno possa ampliar suas habilidades práticas, durante o ano os acadêmicos têm acesso a palestras e seminários com profissionais consagrados. A instituição mantém convênios com prefeituras, instituições públicas e privadas para estágios e os acadêmicos participam de projetos de pesquisa, ensino e extensão nas diversas áreas de atuação profissional”, enfatizou a coordenação.

Serviço

O vestibular está com as inscrições abertas para iniciar os estudos, ainda em 2023. Para mais informações, basta acessar unipar.br ou ligar 0800-601-4031.