Francisco Beltrão: Curso de Fisioterapia participa da 1ª Meia Maratona Sicoob

Publicado em 11 de Abril de 2023 às 13:03

Após a corrida, acadêmicos e professores fizeram a recepção dos atletas para tratar as condições de dor, cãibras e fadiga muscular

Uma das atividades do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar para o mês de março foi a participação na 1ª Meia Maratona Sicoob de Francisco Beltrão, no dia 26 de março, com largada e chegada na praça central.

O curso de Fisioterapia (modalidade presencial), começou a ser ofertado em 2022, e fez questão de ser parceiro no evento, levando seus acadêmicos do 3º período para receberem os atletas que finalizavam as provas de 5, 10 e 21 quilômetros.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Indiomara Baratto, “é importante ressaltar que o acompanhamento de atletas amadores cresce a cada ano, principalmente no trabalho em formato de equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, treinadores e fisioterapeutas. Nesse cenário, a fisioterapia esportiva com foco em corrida é uma realidade que tem evoluído e crescido muito”.

A docente observa que por ser uma modalidade cíclica e de impacto, a corrida pode desenvolver vários tipos de lesões decorrentes, principalmente pelo alto volume de treinamentos, associados a desequilíbrios musculares ou movimentos inadequados. As corridas, as provas de tempo e até mesmo muitos dias de treinamentos intensos podem levar estresse ao organismo, causando danos musculares. O objetivo da Fisioterapia é recuperar e prevenir lesões relacionadas à prática esportiva. “É preciso ter em mente que correr é difícil física e mentalmente, exigindo que os atletas atinjam sua capacidade máxima e até mesmo usem suas reservas de energia”.

De acordo com ela, a presença dos acadêmicos para receberem os atletas após a corrida foi um diferencial muito importante, pois já no primeiro momento eles trataram as condições de dor, cãibras e fadiga muscular.