Francisco Beltrão: Curso de Direito participa do maior congresso de ciências jurídicas do país

Publicado em 15 de Dezembro de 2022 às 09:10

Acadêmica Vitória Estéfani da Silva apresentou trabalho vinculado à temática do usucapião extrajudicial

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão participou do XXIX Congresso Nacional do Conpedi (Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito), realizado nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, em Balneário Camboriú (SC), na Universidade do Vale do Itajaí.

O evento, que teve como tema “Constitucionalismo, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Smart Cities”, retomou suas atividades presenciais. O curso de Direito de Francisco Beltrão submeteu à aprovação três artigos científicos, com vinculação entre a graduação e o mestrado em Direito da Unipar.

Um dos artigos, de autoria dos professores Alexandre Magno Augusto Moreira e Albino Gabriel Turbay Júnior, tratando sobre a negociação colaborativa no Direito Empresarial. Outro artigo, publicado pelo professor da instituição e juiz de direito da Comarca de Francisco Beltrão, Eduardo Vianna, em coautoria com a advogada Regina Lins Vianna e professor Alexandre Magno Augusto Moreira, sobre a investigação defensiva e o prestígio ao postulado da ampla defesa. A acadêmica Vitória Estéfani da Silva apresentou trabalho de curso vinculado à temática do usucapião extrajudicial.

Para os participantes, a atividade foi de grande valia em razão do retorno às atividades presenciais. A situação delicada no evento decorreu das fortes chuvas que assolaram regiões próximas e impediram pesquisadores inscritos de participarem do evento. A Comissão organizadora, ciente da situação, e para não causar prejuízos aos inscritos, permitirá com que aqueles que não participaram, possam realizar as apresentações virtuais, como forma de declaração de participação e publicação em anais.

O professor Eduardo Vianna disse que a Unipar se traduz como ferramenta indispensável ao incentivo dos acadêmicos e professores na realização de pesquisas, “é formidável o trabalho dos pesquisadores”. Para a acadêmica Estéfani, “o evento foi sensacional, pude conhecer várias pessoas e profissionais e, principalmente, demonstrar o resultado do meu trabalho – me senti valorizada institucional e pessoalmente”.

De acordo com o professor Alexandre Magno Augusto Moreira, o Conpedi é um dos principais congressos de pesquisa do país e ter uma participação com três artigos no evento “é fruto colhido de um trabalho árduo e de excelência”.