Francisco Beltrão: Colégio Leo Flach participa do projeto ‘Justiça e Cidadania na Escola’

Publicado em 19 de Setembro de 2023 às 17:08

Alunos participaram de audiência sobre casos simulados no tribunal do júri do curso de Direito

No último dia 13 de setembro, os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Leo Flach, de Francisco Beltrão, participaram da segunda e terceira etapas do projeto ‘Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola’. Esta iniciativa, conduzida pelas equipes do Cejusc/Unipar e Cejusc/Fórum, em colaboração com acadêmicos do curso de Direito, visa enriquecer a compreensão dos jovens sobre temas cruciais relacionados à justiça e à cidadania.

Nas etapas mencionadas, os acadêmicos Pollyana Aparecida da Silva e Maria Eduarda Zanatta, ambos do 2º semestre, e Gustavo Fernando Przyvara Feil, do 4º semestre, desempenharam um papel essencial. No primeiro momento, os alunos do Leo Flach visitaram o Tribunal do Júri da Unipar, onde participaram de audiências simuladas, assumindo papéis como juízes, promotores, advogados, defensores públicos e jurados.

Os acadêmicos, por sua vez, integraram as partes dos casos criados para a simulação, com o acompanhamento e orientação do servidor responsável pelo Cejusc e docente do curso de Direito, Diego Canton, além da Responsável Técnica do Curso de Direito, Camila Schulze, e da coordenadora do Cemsu, Luiza Carla Beal.

No segundo momento, os estudantes responderam um Quiz preparado pelo Cejusc, respondendo a perguntas sobre os temas previamente abordados na primeira etapa do projeto. Nessa fase, a responsável técnica Camila Schulze, a coordenadora do Cemsu, Luiza Beal, e a acadêmica Maria Eduarda Zanatta visitaram o Colégio para ministrar uma palestra informativa sobre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Ao final, os alunos assistiram uma palestra de Renato Martines de Albuquerque, defensor público na Comarca de Francisco Beltrão. Durante essa apresentação, ele apresentou as funções institucionais e atribuições da Defensoria, proporcionando aos alunos um entendimento mais profundo sobre seu papel e importância na sociedade.

Serviço

Devido à relevância deste projeto educacional, o Cejusc e a Unipar estendem o convite a todas as escolas da Comarca interessadas em participar. Para obter mais informações e se inscrever, entre em contato pelo endereço eletrônico camilacristina@unipar.br ou pelo telefone (46) 3520-2800 - Ramal 1286 (Cejusc).