Francisco Beltrão: Centro de Psicologia Aplicada atende mais de 3.800 pessoas em 2023

Publicado em 20 de Dezembro de 2023 às 14:45

Atendimentos psicológicos gratuitos auxiliam comunidade local

O Centro de Psicologia Aplicada (CPA), Serviço Escola do curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, realizou grande quantidade de atendimentos em 2023. Todos direcionados à comunidade local e para instituições públicas e privadas, ofertando diversas modalidades de atendimento e intervenções psicológicas (individuais e em grupo), por meio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Os projetos desenvolvidos no CPA são direcionados a uma diversidade de demandas, buscando contribuir com a formação acadêmica, atendendo às necessidades da região e agregando aos serviços da rede municipal e estadual de saúde, assistência social e educação.

Segundo a professora Taise Signorini, coordenadora do curso de Psicologia da Unipar, o espaço integra as perspectivas teóricas e práticas da ciência psicológica, além disso, é o principal local de realização de estágios e demais práticas acadêmicas do curso.

Ao longo do ano de 2023, foram realizados 1.538 atendimentos para 231 usuários. Já em relação aos atendimentos externos, somaram-se 34 instituições atendidas, 622 intervenções/atendimentos prestados, com um público de aproximadamente 3.577 usuários de diversas características.

De acordo com Taise, a procura pelos serviços de Psicologia tem se intensificado nos últimos anos em decorrência de diversos fatores, incluindo o contexto pós-pandêmico, que acentuou as problemáticas de saúde mental e deu ênfase ao trabalho do psicólogo.

“Encerramos o ano de 2023 felizes em saber que muito contribuímos para a saúde mental da população, tanto no sentido preventivo quanto curativo”.

Serviço

O CPA retoma seus atendimentos no início de fevereiro de 2024. Para ter acesso aos atendimentos, é necessário realizar um cadastro. Os interessados devem comparecer ao CPA com os documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência; caso tenha algum encaminhamento é importante levá-lo também.

Após o cadastro, é realizada uma entrevista de triagem e, logo em seguida, é feito o direcionamento para agendar o atendimento psicológico.

Última atualização em 20 de Dezembro de 2023 às 15:02