Francisco Beltrão: Capelania Universitária oferece atendimento à comunidade acadêmica

Publicado em 21 de Março de 2023 às 10:46

Encontros ocorrem uma vez por semana no intervalo das aulas

O projeto de Capelania Universitária da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, desenvolvido pelo Programa Institucional de Atenção ao Estudante (PIAE), está ampliando suas ações em 2023. A capelania oferece atendimento e aconselhamento de cunho espiritual aos acadêmicos, professores e funcionários da Unipar, além de encontros semanais.

Segundo a psicóloga Jaqueline Zanini, coordenadora local do PIAE, o principal objetivo do projeto é oferecer oportunidades de conhecimento, reflexão, e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício da cidadania.

Na Unidade de Francisco Beltrão, o Grupo de Oração Universitário (GOU) existe há mais de 10 anos. Entre as atividades desenvolvidas estão encontros, missas e aconselhamento uma vez na semana, sempre no intervalo das aulas. “Até ano passado os encontros eram em uma sala de aula, mas tendo em vista a demanda crescente de acadêmicos buscando por esse tipo de apoio, estamos organizando um espaço destinado exclusivamente a essas atividades”, conta Jaqueline. O espaço, a princípio, ficará dentro da universidade, localizado próximo das salas de aula para que facilite o acesso de todos.

“Sendo a universidade, uma instituição de ensino laica, estamos abrindo espaço para orientações de outros seguimentos religiosos como evangélicos, por exemplo”.

De acordo com ela, os grupos devem ser liderados por algum membro da comunidade acadêmica, professor ou funcionário da Unipar. E tem como único objetivo prestar atendimento de cunho espiritual aos membros da comunidade universitária. “Vale ressaltar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece o impacto positivo da fé nos aspectos emocionais, físicos e psicológicos das pessoas que estão necessitando de apoio e suporte para enfrentamento de situações que envolvem sofrimento”, reforça.