Francisco Beltrão: Aula Magna de Enfermagem teve palestra com profissionais do Samu

Publicado em 25 de Maio de 2022 às 08:40

Tema aborda uma preocupação regional que é o crescimento dos atendimentos de pacientes em unidades de urgência e emergência

O curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu, no dia 20 de maio, Aula Magna com uma temática muito atual e pertinente, visando atender à demanda local e regional. Os palestrantes foram os enfermeiros emergencistas Andreia Soares Labes e Everson Xavier da Silva, ambos alocados na coordenação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Curitiba, com experiência em enfermagem em urgência e emergência, terapia intensiva e transporte aero médico.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa, é preocupante o crescimento dos atendimentos de pacientes em unidades de urgência e emergência, seja por acidentes de trânsito, violência ou pelas doenças de várias etiologias. “Para isso, é necessário que os atendimentos sejam realizados com estrutura adequada e recursos humanos especializados, a fim de otimizar o tempo de atendimento e oferecer uma assistência efetiva, segura e de qualidade à população”, pontuou.

De acordo com ela, o enfermeiro assiste ao paciente juntamente com uma equipe multidisciplinar, realiza o primeiro contato na triagem, desenvolve procedimentos complexos e a Sistematização da Assistência de Enfermagem. “Daí, a importância de um enfermeiro cada vez mais qualificado e que detenha competência de ação suficiente para tomada de decisões, tanto nos casos mais simples quanto nos casos mais complexos ou graves”.

Além da assistência, o profissional é responsável por gerenciar o serviço, com autonomia e responsabilidade sobre toda a equipe de enfermagem.

RETORNO POSITIVO

A acadêmica Djulia Raissa Seits, do 3º ano de Enfermagem, diz que o trabalho feito na área de urgência e emergência sempre tocou seu coração, principalmente no atendimento pré-hospitalar. “A Aula Magna sobre a atuação do enfermeiro emergencista só reforçou mais ainda esse sentimento, especialmente com profissionais como a Andréia e Everson, que nos inspiram a continuar procurando esse caminho e demonstrando a importância que o enfermeiro tem nesse atendimento”, elogiou.

Gustavo Moller, do 2º ano de Enfermagem, relata que durante a formação de um profissional surgem diversas dúvidas em qual área atuar e se especializar no mercado de trabalho. “Na Enfermagem temos um vasto campo de atuação, visto que o profissional enfermeiro está alocado em todas as unidades da saúde, seja em unidades básicas, hospitais ou similares. A nossa atuação está centrada no cuidado integral, que vai desde a promoção até a reabilitação da saúde do paciente”.

Para ele, o enfermeiro é indispensável no serviço de urgência e emergência, tanto em unidade de pronto atendimento, pronto-socorro hospitalar ou no pré-hospitalar. “A Aula Magna esclareceu ainda mais a atuação de um enfermeiro e a sua importância nesse atendimento, momento em que o paciente mais precisa, mostrando que uma equipe contempla profissionais que se doam e que zelam pelo que fazem”, concluiu.

Integração

A professora Lediana reforçou que a Aula Magna oportunizou também a integração entre as turmas do curso. Os acadêmicos ingressantes (1º ano) foram apresentados à comunidade acadêmica. “Após um longo período pandêmico, em que não era possível reunir um público expressivo, poder retomar esses eventos de integração e aprendizado é primordial para o aprimoramento e acolhimento dos alunos. Oportunidades como esta, proporcionam vivências do mercado de trabalho e conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de atuação da Enfermagem”.