Francisco Beltrão: Aula magna aborda acompanhamento nutricional em pacientes oncológicos

Publicado em 22 de Maio de 2023 às 13:01

Estado nutricional influencia diretamente nos resultados do tratamento oncológico

As últimas pesquisas têm indicado que o Brasil deve registrar mais de 2 milhões de novos casos de câncer até 2025. Esses são números calculados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), que a cada três anos divulga as estimativas da doença no país, com base em registros de incidência e mortalidade. Segundo o relatório do Inca, até a metade desta década, pelo menos 704 mil novos casos serão registrados por ano no Brasil.

Em virtude da importância deste tema, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu sua aula magna sobre Nutrição e Oncologia. Foi uma noite de muito aprendizado e troca de conhecimento. A palestrante foi a nutricionista Simone Krachuski, que é egressa do curso de Nutrição da Unipar e atualmente trabalha com pacientes oncológicos.

De acordo com Simone, o estado nutricional influencia diretamente nos resultados do tratamento oncológico. Por isso, a terapia nutricional tem como objetivo prevenir a desnutrição, melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzir o número de complicações provenientes dos tratamentos e prevenir a interrupção deles. “Alimentando-se corretamente o paciente irá se sentir melhor e mais forte, além de manter ou recuperar o peso, tolerar melhor os tratamentos e os efeitos colaterais, diminuir o risco de infecção e melhorar a cicatrização”.

A professora Indiomara Baratto, coordenadora do curso e organizadora do evento, disse que os acadêmicos devem estar atentos à nutrição destes pacientes, que costumam apresentar distúrbios nutricionais importantes, como a perda de peso associada à anorexia (perda espontânea e não intencional de apetite, resultante de alterações metabólicas ou do paladar e olfato), desnutrição grave acompanhada de anorexia e astenia (perda ou diminuição da força física).

Doença consome reservas nutricionais

O câncer é considerado uma doença multifatorial crônica que se caracteriza pelo crescimento descontrolado, rápido e invasivo de células com alteração em seu material genético. Também é definido como uma doença catabólica, pois consome as reservas nutricionais do corpo devido ao aumento do gasto energético pela atividade de defesa do organismo.