Francisco Beltrão: Atuação do fisioterapeuta no esporte é tema de aula magna

Publicado em 22 de Maio de 2023 às 11:11

Profissional pode atuar com prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno ao esporte

A aula magna do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão teve como tema a atuação do fisioterapeuta no esporte. A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Camilo Rafagnin, profissional que tem ampla experiência na área e atende atletas profissionais e amadores.

Segundo a coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, a fisioterapia esportiva ainda é considerada uma área nova, mas em crescente ascensão, onde o profissional pode atuar com prevenção de lesões, atendimento emergencial, reabilitação funcional e retorno ao esporte.

De acordo com Camilo, realizando acompanhamento e avaliações individualizadas de atletas, amadores ou profissionais, o fisioterapeuta esportivo consegue identificar desequilíbrios musculares, alterações posturais, e déficits biomecânicos importantes que podem demandar intervenção fisioterapêutica.

Atualmente o fisioterapeuta esportivo não atende somente atletas profissionais, a demanda por atletas amadores que praticam exercícios físicos apenas para se manterem saudáveis também é alta.

A fisioterapia esportiva é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), através da Resolução nº 337, de 8 de novembro de 2007. Conforme definido na própria resolução, “a atuação do fisioterapeuta esportivo se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio de diagnóstico cinético-funcional, bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este”. Assim, a função do fisioterapeuta esportivo é aumentar a longevidade esportiva do atleta, seja ele profissional ou não e extrair o máximo de seu rendimento.

Indiomara disse que a palestra foi extremamente valiosa, uma vez que os alunos precisam estar atentos a tudo que acontece no mercado de trabalho e ter em mente que eles podem ser cada vez melhores naquilo que almejam para o seu futuro. “A troca de ideias com profissionais enriquece o conhecimento dos nossos acadêmicos, tornando-os mais competitivos e prontos para logo assumirem suas carreiras profissionais”.