Francisco Beltrão: Alunos têm primeira atividade de fisioterapia aquática

Publicado em 8 de Maio de 2023 às 09:05

Prática foi desenvolvida na piscina aquecida da Instituição; intervenções aquáticas geram diversos benefícios aos pacientes

O curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão, na modalidade presencial, teve início em 2022 e já está com a sua 2ª turma. Entre os diferenciais da Instituição estão as aulas práticas.

Na semana passada, por exemplo, os acadêmicos tiveram seu primeiro contato com a fisioterapia aquática, com o objetivo de identificarem como é uma atividade terapêutica realizada em piscina aquecida. Segundo a coordenadora, professora Indiomara Baratto, esta atividade utiliza os benefícios e efeitos físicos e fisiológicos da água (flutuação e pressão hidrostática) no processo de reabilitação, “e de fato é extremamente necessário este conhecimento e vivência para os acadêmicos”.

A fisioterapeuta e professora Ana Clara Massarollo, que integra o corpo docente do curso, relata que a fisioterapia aquática proporciona diversos benefícios, tais como: facilitar os movimentos articulares com a redução da força gravitacional, promover o relaxamento muscular, reduzir a sensibilidade à dor, minimizar espasmos musculares, melhorar a circulação periférica, melhorar a consciência corporal, aumentar o gasto enérgico com exercícios aeróbios, entre outros.

Vestibular de inverno

Neste ano de 2023, a Unipar oferta, também, o vestibular de inverno, o que possibilita aos interessados iniciar a graduação em Fisioterapia no segundo semestre.