Francisco Beltrão: Alunos fazem visita técnica em serviços de urgência e emergência de Curitiba

Publicado em 5 de Outubro de 2022 às 10:03

Eles conheceram a realidade do atendimento pré-hospitalar (APH) e do transporte aeromédico

Os enfermeiros que cursaram a especialização em UTI e Urgência e Emergência junto com acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão fizeram no final do mês de setembro uma visita a Curitiba para conhecer a realidade dos serviços de atendimento pré-hospitalar (APH) e transporte aeromédico.Os enfermeiros Andreia Soares Labes e Everson Xavier da Silva, também professores da especialização, receberam o grupo para um tour pelos diferentes serviços.

Os acadêmicos conheceram a Base do Samu da região metropolitana e puderam observar a grande demanda de atendimentos, especialmente voltados aos agravos cardiovasculares como infarto do miocárdio e acidente vascular encefálico. “Os alunos puderam constatar a necessidade de organização, disciplina, conhecimento e agilidade desde a estruturação do serviço até a tomada de decisão na assistência, atribuições essenciais da enfermagem”, comentou a professora Franciele do Nascimento Zonta.

Já no Batalhão da Polícia Miliar de Operações Aérea (BPMOA), os visitantes viram como o atendimento pré-hospitalar é prestado de forma dinâmica, extremamente ágil, com apoio de aeronaves totalmente equipadas e equipes altamente treinadas, tanto para transporte de pacientes críticos, bem como para resgate de pacientes nas mais variadas condições.

Eles também conheceram o hangar responsável pelo transporte aeromédico do Paraná, o qual atende a capital e também cidades como Cascavel, Maringá, Londrina e Francisco Beltrão. No último dia da viagem, o grupo foi até a autopista litoral-sul para conhecer a base de resgates que realiza todo o monitoramento e APH das rodovias sentido litoral. Os alunos puderam aprender sobre estratégias de desencarceramento e utilização dos equipamentos usados em condições de acidentes com vítimas encarceradas.

“A visita técnica em Curitiba proporcionada pela Unipar foi muito produtiva, tendo em vista que tivemos contato com outra realidade que não teríamos na nossa região, algo excepcional, pois isso agrega muito em nosso dia-a-dia profissional”, relatou o enfermeiro Daniel Andretti, egresso de Enfermagem e aluno da pós-graduação.

Para Yago Eduardo Deotti, acadêmico do 4º ano do curso de Enfermagem, “a visita técnica foi algo muito importante para nós acadêmicos, pois assim podemos ver de perto como é a prática de atendimento do profissional de APH, ampliando nossos horizontes com uma visão mais ampla deste serviço. É, mais uma vez, pudemos ver o quão grandioso é nosso sistema de saúde, que oferece estes serviços de ponta em todo estado”.