Francisco Beltrão: Alunos do João Paulo II têm experiência prática sobre alimentação saudável no curso de Nutrição

Publicado em 27 de Junho de 2023 às 10:08

Estudantes estiveram na Unipar e aprenderam lições valiosas ligadas à alimentação

No intuito de promover a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável desde cedo, o curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, realizou mais uma parceria de sucesso. Alunos do 6º ano do Colégio João Paulo II tiveram a oportunidade de visitar a universidade e vivenciar um pouco da prática nutricional.

Recebidos pela professora Ediane Pissaia e pela responsável técnica Jéssica Quoos, os estudantes iniciaram sua visita na Clínica Escola de Nutrição. No primeiro momento, receberam informações sobre a alimentação adequada para a faixa etária deles. Foram abordados temas como composição corporal, massa magra e massa gorda. Além disso, aprenderam a preparar temperos naturais para serem utilizados em casa, priorizando a substituição dos industrializados. A ideia é que eles levem esse conhecimento também para os pais, já que estes desempenham um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares das crianças. Encerrando essa etapa, os alunos colocaram a ‘mão na massa’.

No segundo momento da visita, tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Dietética. Lá, prepararam uma salada de frutas, que foi degustada em conjunto com os colegas. Essa atividade prática permitiu que eles experimentassem o prazer de preparar alimentos saudáveis e apreciá-los em grupo.

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, destaca que as mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares da população brasileira, em decorrência da modernização e urbanização, têm contribuído para o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade.

Nesse contexto, segundo ela, é essencial estimular uma alimentação saudável desde a infância. Educar as crianças para que façam escolhas conscientes em relação à alimentação é fundamental. “A educação nutricional surge como uma estratégia para impulsionar a cultura e a importância de uma alimentação de qualidade, e a escola desempenha um papel protagonista nesse processo”.