Francisco Beltrão: Alunos de Psicologia vivenciam experiência enriquecedoras em Curitiba

Publicado em 18 de Agosto de 2023 às 15:02

O roteiro incluiu visitas em instituições de saúde, de ensino e culturais

O curso de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu entre os dias 3 e 6 de agosto deste ano uma importante viagem técnica a Curitiba. Na viagem, os alunos dos anos finais da formação tiveram oportunidade de explorar uma variedade de locais e instituições relevantes, além do contato com profissionais de referência na área.

Durante essa atividade, os acadêmicos expandiram seu entendimento sobre as diversas aplicações da psicologia, ao mesmo tempo em que compreenderam aspectos culturais e históricos relevantes da cidade. A visita técnica envolveu 39 alunos e foi organizada pela professora Thaís Cristina Gutstein Nazar, contando com a participação da professora Taise Signorini e da responsável técnica do Serviço Escola, Dielli Capelli.

A viagem recebeu ótima avaliação por parte dos alunos. "Se eu pudesse descrever todas as sensações que tive a cada momento vivido em Curitiba, não caberia em uma única palavra! Foi uma sensação maravilhosa, as novas realidades, conhecer profissionais inspiradores que instigam o fazer psicologia de forma ética e engajada. Como disse a professora Gabriela da UFPR, “os professores ajudam os alunos a criar raízes, mas também dão asas para voar, voar bem alto e nunca esquecerem de onde vieram". (Luana, 5º ano).

"Além das visitas enriquecedoras, foi possível aumentar os vínculos com os colegas e conhecer os acadêmicos de outros anos. Foram muito especiais todas as trocas de conhecimento. Sou grata!" (Júlia, 4º ano).

"Essa viagem foi importante para mim, pois pude comprovar meu desejo e me aproximar mais do que almejo para a vida profissional. Além disso, conhecer mulheres que superaram barreiras e conquistaram aquilo que desejavam foi inspirador!" (Thainá, 3º ano).

De acordo com a professora Thaís, a visita técnica realizada pelo curso de Psicologia demonstrou a interligação entre o conhecimento científico e cultural. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática as diversas facetas da psicologia, ao mesmo tempo em que mergulharam nas riquezas culturais e históricas da cidade, enriquecendo sua formação acadêmica e pessoal de maneira significativa.

Locais visitados: Hospital Adauto Botelho, PRAE-UFPR, Hospital Pequeno Príncipe, IEPAC Curitiba, IFPR Loucos pela Vida, Museu do Holocausto e Museu Oscar Niemeyer.