Francisco Beltrão: Alunos de Psicologia discutem luta antimanicomial em uma aula “extramuro”

Publicado em 8 de Junho de 2022 às 08:39

‘Por uma sociedade sem manicômios’ foi a temática da atividade desenvolvida pelos acadêmicos do 5º ano

A turma do 5º ano de Psicologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão participou de uma aula aberta à comunidade, no dia 30 de maio, na Capela Santa Catarina (igreja de pedra), no Bairro Industrial. O evento teve como objetivo compreender melhor as diferentes questões que envolvem a luta antimanicomial e a saúde mental, o processo de medicalização, racismo, direitos humanos e violências. A atividade foi coordenada pela professora e psicóloga Alessandra Vieira Fernandes.

A aula visou ampliar e promover um diálogo com pessoas de diferentes realidades a respeito de uma temática muito importante para a psicologia. O dia 18 de maio representa o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que faz parte do movimento da reforma psiquiátrica, e tem seu marco inicial na década de 1970.

Segundo a professora Alessandra, essa luta busca defender e viabilizar os direitos das pessoas em sofrimento mental. “Entendendo que o mês de maio traz essa visibilidade a uma das lutas que a psicologia se insere, nos propomos a realizar esse encontro para refletir, dialogar e compartilhar o conhecimento que construímos dentro da universidade”, destacou.

Os alunos do 5º ano fizeram leituras e debates em sala de aula a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e se preparar para mediar o diálogo. O encontro reuniu cerca de 60 pessoas, entre alunos de Psicologia, professores de outras instituições e demais pessoas interessadas na temática.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Thaís Cristina Gutstein Nazar, disse que a proposta da aula extramuro é uma forma diferente de ensino que integra a teoria e prática psicológica, além de possibilitar aos alunos o contato com a realidade atual. O momento também ofereceu à comunidade o acesso ao conhecimento científico e reflexão sobre o rompimento das diferentes formas de violências produzidas e reproduzidas cotidianamente.