Francisco Beltrão: Alunos de escola pública participam de júri simulado no Fórum da Comarca

Publicado em 20 de Junho de 2022 às 08:51

Atividade fez parte do projeto “Justiça e cidadania também se aprendem na escola”

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, da comunidade de Nova Concórdia, interior de Francisco Beltrão, acompanhados da diretora Regiane de Souza, visitaram as dependências do Fórum de Justiça da Comarca de Francisco Beltrão.

Além de conhecerem alguns espaços do prédio, como salas de audiências e tribunal, tiveram a oportunidade de conversar com a promotora de justiça Maria Fernanda Marinelli Salvadori e com o juiz de Direito e coordenador do Cejusc, Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna.

A atividade fez parte de uma série de ações desenvolvidas através do projeto de extensão “Justiça e cidadania também se aprendem na Escola”. A iniciativa é do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que em Francisco Beltrão é mantido por meio de parceria entre Tribunal de Justiça do Paraná e curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão.

Durante a visita ao Fórum foi organizado um júri simulado para que os alunos pudessem vivenciar a experiência de um Tribunal do Júri. O trabalho contou com auxílio dos acadêmicos do 5º ano do curso de Direito: Brenda Kalsing Silva, Julia Zeferino Bosco e João Pedro Basso, além da orientação da Responsável Técnica (RT) Camila Schulze e do docente do curso e servidor do TJ, Diego Canton.

Também foi feita a premiação dos cartazes elaborados pelos alunos, momento em que foram entregues as medalhas para os estudantes que elaboraram os cartazes mais votados pelos acadêmicos e colaboradores da Unipar.

Serviço

Cejusc e Unipar estendem o convite para todas as escolas da Comarca interessadas em executá-lo. O contato pode ser feito através do seguinte endereço eletrônico: camilacristina@unipar.br ou através do telefone (46) 3520-2800 – ramal (Cejusc) com a responsável técnica Camila.