Francisco Beltrão: Alunos de escola do interior recebem dicas nutricionais para aliviar stress

Publicado em 16 de Agosto de 2022 às 09:08

No retorno do período letivo, estudantes do município do Verê tiveram palestra com nutricionista da Unipar

Os alunos da Escola Estadual Deodoro da Fonseca, da comunidade Sede Progresso, interior do município de Verê, tiveram uma surpresa no retorno às aulas neste semestre. Eles receberam a visita do professor Eduardo Szpak, nutricionista e responsável técnico da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão.

O professor esteve na escola para abordar o tema ‘Como podemos ter hábitos saudáveis e adequados para as novas demandas que estão por vir?’ Durante sua explanação ele falou como uma boa alimentação pode auxiliar na prevenção e melhora nos casos de estresse, ansiedade e motivação para um novo semestre letivo.

Além dos alunos, com faixa etária de 10 a 15 anos, ainda estiveram presentes, professores e membros da direção do estabelecimento de ensino. “É comum as crianças apresentarem nervosismo na volta às aulas. Para algumas crianças, as férias de julho é um momento não estruturado, então retornar à rotina programada ‘do ano letivo’ pode parecer assustador”, comentou o professor Eduardo.

Segundo ele, as crianças também podem experimentar estressores escolares e sociais, como prazos para tarefas ou como estará a rodinha de amigos. “Além disso, tais situações podem influenciar nos hábitos alimentares das crianças, pois passam a procurar alimentos altamente calóricos, ricos em açúcares e gorduras”.

Foram realizados alguns exercícios sobre boas memórias e recordações, incluindo as da escola. As professoras participaram citando suas experiências e por fim, os alunos fizeram relatos indicando o quanto as atividades fizeram sentido para eles.

A professora e nutricionista Indiomara Baratto, coordenadora do curso do Nutrição da Unipar, explica que nessa idade muitas mudanças estão acontecendo simultaneamente. Elas incluem alterações no paladar e nas preferências alimentares, na percepção corporal, na rotina de alimentação e saúde e também no comportamento alimentar.

“Nesta fase, os jovens são mais susceptíveis ao excessivo ganho de peso ou ao rápido emagrecimento, mitos alimentares, obsessões por dietas e regimes e, principalmente, aos transtornos alimentares como a anorexia, bulimia nervosa, vigorexia e compulsões alimentares. Desta forma, prepara-los em relação a alimentação é fundamental”.