Francisco Beltrão: Alunos da Escola Sagrado Coração visitam a Unipar

Publicado em 5 de Junho de 2023 às 08:42

Eles participam de um projeto de educação alimentar e nutricional

Alunos da Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração, do Bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, visitaram a Universidade Paranaense - Unipar por meio de um projeto do curso de Nutrição. Simone Chenet e Sarah Pasqualetto, que são formandas do curso e fazem parte de seu estágio em saúde pública na escola, tiveram a iniciativa de levar as crianças à universidade.

As acadêmicas desenvolveram uma atividade de educação alimentar e nutricional com os alunos. Na primeira etapa houve a abordagem teórica lá na escola, depois ocorreu a visita na Unipar para o momento de prática. Os visitantes foram recebidos na Clínica Escola de Nutrição, onde há um espaço próprio para educação nutricional.

A professora e coordenadora do curso de Nutrição, Indiomara Baratto, pontua que no Brasil as mudanças relacionadas à modernização e urbanização modificaram o estilo de vida e os hábitos alimentares da população, levando ao aumento de doenças crônicas, como a obesidade.

Para ela, é importante estimular uma alimentação saudável o mais cedo possível. “É necessário educar as crianças para que elas façam por conta própria escolhas saudáveis. E a educação nutricional surge com o intuito de desenvolver estratégias para impulsionar a cultura e a importância de uma alimentação com qualidade. Neste processo, a escola destaca-se pelo seu papel de protagonista, representando um ambiente propício para o projeto de educação nutricional”.

Segundo a professora, receber os alunos de escolas públicas e privadas do município de Francisco Beltrão tem sido de grande importância, não apenas para os acadêmicos se tornarem mais preparados para o mercado de trabalho, “mas principalmente para plantarem uma sementinha no coração das crianças, para que saibam fazer com inteligência e independência suas escolhas alimentares”.

Última atualização em 5 de Junho de 2023 às 08:47