Francisco Beltrão: Aluna que veio do Pará cursar Odontologia considera a Unipar como sua segunda casa

Publicado em 30 de Maio de 2022 às 09:46

Daniely veio do Pará, está no último ano e destaca o acolhimento que recebeu na graduação

O curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão é referência em qualidade e atrai alunos de várias regiões do Brasil. E uma coisa que chama a atenção é o laço que estes estudantes acabam criando com seus colegas, docentes e funcionários da instituição.

Durante o período em que residem na cidade, a universidade e o curso, de modo geral, se tornam um apoio necessário para a vida distante da família, e esta vivência diária faz a diferença na rotina desses alunos. Uma destas situações se confirma na história da acadêmica Daniely Carla Santin Coelho, formanda de Odontologia.

De acordo com o coordenador do curso, professor Fabrício Abel Paganini, como a graduação é integral, a dedicação se torna ainda maior, pois o aluno permanece na universidade e nos campos de estágios diariamente, por longos períodos junto dos colegas, professores e pacientes.

Daniely, 20 anos, é natural de Trairão, no estado do Pará, uma cidade pequena com cerca de 20 mil habitantes. Lá ela cresceu, fez amizades e construiu parte de sua história. “Com o passar dos anos, fui tendo uma visão de futuro diferente e vi a importância de se ter uma formação. Minha mãe, que nunca mediu esforços para realizar meus sonhos, quando fiz 15 anos, perguntou se eu queria mudar de cidade para, então, fazer uma faculdade, e eu topei a ideia. Decidimos que eu viria morar no Paraná, junto com minha irmã que também se formou em Odontologia”.

A decisão não foi nada fácil, principalmente pela distância que ficaria de sua família (são 2.900 quilômetros). “Para conquistarmos nossos objetivos precisamos fazer escolhas que, na maioria das vezes, são difíceis, e essa foi uma delas, pois eu ficaria longe dos meus pais e só iríamos nos ver uma vez por ano”, contou. Contudo, os pais sempre foram seus maiores incentivadores.

Assim que chegou no Paraná, Daniely residiu por dois anos em Dois Vizinhos. Até decidir que moraria em Francisco Beltrão para cursar Odontologia na Unipar. “Posso chamar a Unipar de segunda casa, pois fui acolhida e recebida com muito carinho, conheci pessoas que me deram suporte e me ajudaram a crescer, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal”.

A acadêmica está no quarto e último ano de Odontologia e se sente realizada com a profissão que escolheu. O professor Fabrício ressalta, ainda, que são muitas as histórias de envolvimento e crescimento de alunos e profissionais através do curso de Odontologia da Unipar, “que além de oferecer um ensino de excelência, reconhecido em todo o Brasil, mantém um vínculo forte na formação pessoal e no apoio para o crescimento”.

Última atualização em 30 de Maio de 2022 às 09:47