Francisco Beltrão: Aluna de Nutrição desenvolve atividade sobre alimentação saudável com crianças

Publicado em 15 de Dezembro de 2023 às 11:47

Abordagem da atividade foi lúdica e focada no desenvolvimento da parte motora das crianças

A alimentação saudável foi o tema de uma atividade desenvolvida pela aluna Natasha Rathier, do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão. A ação, realizada no âmbito do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx), foi promovida com crianças da Escola Israel. A extensão busca aprofundar o conhecimento e promover a atualização na vida acadêmica, é a forma de articulação entre a universidade e sociedade por meio de diversas ações.

A abordagem da atividade foi lúdica e focada no desenvolvimento da parte motora das crianças. Natasha utilizou de uma caixa que simulava duas bocas, uma alegre e outra triste, e assim estimulou as crianças a direcionarem os alimentos na boca correta.

"A atividade foi muito positiva e as crianças se envolveram bastante", contou Natasha. "Elas aprenderam a importância de uma alimentação saudável e a associar isso a uma boa saúde".

Segundo a professora Indiomara Baratto, coordenadora do curso de Nutrição da Unipar e orientadora do projeto, a atividade é importante para conscientizar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável. "No Brasil, mudanças relacionadas à modernização e urbanização modificaram o estilo de vida e os hábitos alimentares da população, aumentando assim, a prevalência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), entre elas, a obesidade e suas comorbidades", explicou a professora. "As crianças são especialmente vulneráveis a essas doenças, pois podem sofrer grande influência dos hábitos alimentares e do estilo de vida de seus familiares".

A professora também destacou que crianças com hábitos alimentares incorretos tendem a se tornar obesas na adolescência e na fase adulta. “Então, a prevenção da obesidade e de outros agravos à saúde deve ocorrer desde o período fetal e logo após o nascimento, com segmento pelo resto da vida. Atualmente, muitos estudos demonstram que a educação nutricional em crianças menores de 10 anos, evidencia uma importante redução na gravidade da obesidade em relação aos adultos”.