Francisco Beltrão: Acadêmicos visitam Coasul para conhecer processos contratuais

Publicado em 1 de Dezembro de 2023 às 13:26

Visita técnica à Coasul proporciona aprendizagem prática sobre mercado de derivativos

A professora Renata Cattelan e os alunos da 3ª série de Administração e de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense/Francisco Beltrão realizaram uma visita técnica à Coasul, cooperativa agroindustrial local, que atua nos ramos de grãos, alimentos e combustíveis.

O objetivo da visita foi proporcionar aos acadêmicos uma experiência concreta com os processos contratuais utilizados pela cooperativa com os cooperados e com outros atores do mercado.

Durante o ano letivo, na disciplina de Mercado de Capitais, os acadêmicos estudaram como são formados os contratos no mercado de derivativos, um ramo de atuação da cooperativa (mercados de soja e milho).

A equipe da Unipar foi recebida pelo encarregado do Entreposto Coasul Linha Gaúcha – Francisco Beltrão, Thiago Adolfo Lautert, que mostrou como são os procedimentos, desde o recebimento dos produtos, formação de contrato com o produtor, realização de testes de qualidade, secagem e armazenamento, bem como os contratos com compradores e a entrega dos produtos.

O coordenador de curso, professor Idair Edson Marcello, destacou a importância da visita para a formação dos acadêmicos. “A visita técnica proporcionou ao alunado uma aprendizagem prática na disciplina de Mercado de Capitais, onde é estudado o conteúdo Mercado Futuro, que são os produtos negociados em Bolsa de Valores, como as Commodities, soja, milho e trigo”, ressaltou.