Francisco Beltrão: Acadêmicos de Fisioterapia têm primeira aula de anatomia em laboratório

Publicado em 17 de Agosto de 2022 às 11:47

Neste semestre tiveram início as aulas em de anatomia humana aplicada à Fisioterapia

Acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão estão iniciando o 2º semestre letivo com um grande diferencial em seus estudos, pois além da disciplina base de anatomia humana, os alunos estudarão também a disciplina de anatomia humana aplicada à Fisioterapia, com objetivo de aproximar ainda mais os acadêmicos da prática clínica.

A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto explicou que a disciplina de anatomia humana é clássica para todos os cursos da área da saúde, tais como Nutrição, Educação Física, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Estética, Biomedicina, os quais, cursam essa matéria no seu 1º ano de estudo universitário.

Segundo ela, a anatomia é uma ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres, por esse motivo é de grande importância no curso de Fisioterapia, e junto com outras disciplinas, contribui para que se descubra a fundo a estrutura do corpo humano, trazendo melhor compreensão de movimentos, consequentemente, contribuindo para procedimentos de avaliação e tratamentos eficazes.

A anatomia se divide em vários estudos sobre a estrutura do corpo humano, dentre eles o mais importante na Fisioterapia é a Anatomia Aplicada, que compreende os estudos das aplicações práticas dos dados anatômicos e sistêmicos em todas as áreas da saúde, sendo, portanto, indispensável para criar diagnóstico e dar o tratamento adequado aos pacientes.

Conforme a professora Bruna Faedo, o foco maior da disciplina é fazer com que o estudante consiga mais conhecimento do aparelho locomotor e sistêmico. Como a Fisioterapia é considerada a ciência que estuda, previne, diagnostica e trata pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, faz-se necessário conhecimento das estruturas anatômicas lesadas e suas funções. “Portanto, é relevante ter grande conhecimento sobre o corpo humano, uma vez que a Fisioterapia é a área da saúde que mais trabalha o corpo, já que o objetivo dela é prevenir, tratar e reabilitar os movimentos, então, para isso, o melhor a se fazer é conhecer totalmente as estruturas e suas particularidades”, comentou a docente.