Francisco Beltrão: Acadêmicos de Fisioterapia promovem palestra sobre ergonomia em colégio de Marmeleiro

Publicado em 1 de Dezembro de 2023 às 13:29

Momento enfatizou a importância das condições do ambiente para o sucesso no aprendizado

A Ergonomia foi o tema de palestra realizada por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, no Colégio Estadual de Marmeleiro, no mês de novembro.

A ação, que contou com a participação de 30 alunos do ensino médio, foi realizada como parte do Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACEx), que tem como objetivo promover a articulação entre a universidade e a sociedade.

“Como o próprio nome já diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando a troca de saberes”, destaca a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Indiomara Baratto.

Durante a palestra, os acadêmicos abordaram conceitos básicos de ergonomia, como a relação entre trabalho e indivíduo, a importância da ergonomia no ambiente escolar e as principais dicas para melhorar a ergonomia no dia a dia.

Indiomara observa que o ambiente escolar é o local de trabalho de muitos profissionais, dentre eles, os professores. Além disso, os alunos também desenvolvem a função de aprendizado e, portanto, o local deve possuir condições favoráveis no desempenho das atividades.

“No entanto, é preciso entender que o sucesso do aprendizado não é responsabilidade apenas do aluno, mas também das condições do ambiente. Assim, nota-se a importância da ergonomia nas escolas tanto direcionada para os alunos como para os docentes”.

As palestras foram realizadas pelos estudantes Amanda Gomes, Ayra dos Santos Gauza, Eloysa V. Vieira, Fernanda F. da Silva, Leonardo G. Valandro, Leonardo M. Moraes, sob a orientação da professora Luciana Pellizzaro e gestão da professora Indiomara.