Francisco Beltrão: Acadêmicos de Fisioterapia auxiliam atletas na 2ª Corrida só para Elas

Publicado em 17 de Outubro de 2023 às 13:42

A ‘2ª Corrida só para Elas’, realizada em Francisco Beltrão no dia 8 de outubro, contou com a participação de acadêmicos do curso de fisioterapia da Universidade Paranaense -Unipar. Os estudantes do 3º e 4º períodos estiveram presentes na largada e chegada da prova de 5 quilômetros para prestar atendimento às atletas que finalizavam o percurso. A organização foi da Líder Eventos Esportivos, tendo a universidade como parceira, e como ponto de atendimento o calçadão da praça central.

A coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, destacou a importância do acompanhamento de atletas amadores, principalmente por meio de uma equipe multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, treinadores e fisioterapeutas. “A fisioterapia esportiva com foco em corrida é uma realidade que tem evoluído e crescido muito”, afirmou.

Segundo ela, o alongamento e a liberação miofascial são essenciais para a recuperação muscular após a corrida. “Não existem comprovações científicas de que o alongamento ajuda a evitar lesões na corrida, mas é fundamental para relaxar a musculatura e diminuir a rigidez das articulações, enquanto a liberação miofascial consiste em aplicar pressão em pontos de maior tensão muscular, com o objetivo de acomodar a fáscia (tecido que recupera todos os músculos do corpo)”, explicou.

A presença dos acadêmicos da Unipar foi um diferencial muito importante para as atletas, pois eles trataram as condições de dor, cãibras e fadiga muscular no primeiro momento. “Após a realização de um exercício físico, utilizar técnicas específicas da fisioterapia pode levar a redução dos marcadores de lesão muscular presentes na corrente sanguínea e reduzir a dor muscular tardia”, disse Indiomara Baratto.