Francisco Beltrão: Acadêmicos de Farmácia desenvolvem trabalhos com plantas medicinais

Publicado em 11 de Julho de 2022 às 10:13

É desenvolvida uma atividade de pesquisa, com base em estudos científicos, incluindo indicações, contraindicações, formas de preparo e dosagens

A partir da inclusão em seu currículo de conteúdos relacionados a plantas medicinais e remédios fitoterápicos, o curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão passou a desenvolver um trabalho de pesquisa com seus acadêmicos.

Divididos em grupos, os alunos fazem durante o semestre uma atividade cuja primeira ação é reconhecer variadas plantas medicinais de uso cotidiano, escolher uma delas para cultivar em vaso e depois expô-la para os demais interessados, no próprio ambiente universitário.

Sobre cada uma das plantas é desenvolvida uma atividade de pesquisa, com base em estudos científicos, incluindo indicações, contraindicações, formas de preparo, dosagens, produtos fitoterápicos derivados dessas plantas, os quais foram organizados em uma ficha técnica e expostos juntamente com a planta, com objetivo de divulgar a informação aos interessados, no ambiente universitário.

Segundo as professoras da disciplina de Botânica e de Fitoterapia e Farmacognosia, Leila Dierings e Luciana Pellizzaro, “a maioria dos acadêmicos não dispõe da vivência com as plantas e apresenta muita dificuldade no seu reconhecimento, por isso, é importante criar estratégias que os coloquem em contato com as plantas, facilitando o reconhecimento e a identificação de forma mais segura possível”.

Farmácia de manipulação de fitoterápicos

Além das atividades desenvolvidas pelos alunos durante as aulas, a Unipar de Francisco Beltrão conta ainda com a Farmácia Municipal de Manipulação de Fitoterápicos, uma parceria entre a universidade e o Governo Federal. Trata-se de um projeto do Ministério da Saúde para inserção de plantas medicinais na atenção básica. São disponibilizados chás e medicamentos fitoterápicos (em cápsulas), mediante prescrição médica. No local os alunos da graduação fazem parte da carga horária de estágio do curso.

A Unipar conta, ainda, com o Programa de Mestrado Profissional em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Básica, cujo objetivo é capacitar profissionais com conhecimentos e habilidades para a implementação de arranjos produtivos locais relacionados à Política Nacional das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) no que se refere a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Última atualização em 11 de Julho de 2022 às 10:19