Francisco Beltrão: Acadêmicos de Enfermagem levam orientações sobre hipertensão e diabetes em eventos locais

Publicado em 28 de Junho de 2023 às 11:40

Alunos do 5° ano participaram das Sipats da Sanewal Engenharia e da indústria de confecções Luiz Eugênio

Nos últimos dois meses, os estudantes do 5° ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense - Unipar/Francisco Beltrão tiveram uma importante participação em eventos locais de conscientização e prevenção de doenças. Durante a IX Sipat do SESMT Sanewal Engenharia e a Sipat da indústria de confecções Luiz Eugênio, os acadêmicos abordaram os temas da hipertensão e diabetes mellitus, oferecendo orientações e esclarecimentos sobre essas condições de saúde.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa, a saúde preventiva desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças. Trata-se do cultivo de cuidados antecipados para evitar o surgimento de problemas de saúde, tornando-se um trabalho constante de monitoramento e melhoria da qualidade de vida.

“O conceito de saúde vai além da mera ausência de doenças, englobando um estado de pleno equilíbrio físico, mental e social”, reforça.

Durante as palestras ministradas pelos acadêmicos, foram destacados os aspectos fundamentais dessas condições crônicas e como a adoção de medidas preventivas pode fazer a diferença na vida das pessoas.

A hipertensão arterial sistêmica, também conhecida como "inimiga silenciosa", atinge aproximadamente 30% da população adulta e faz parte do grupo das doenças cardiovasculares. Dados do Ministério da Saúde revelam um aumento significativo nos casos de hipertensão no Brasil, passando de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021.

Além disso, os acadêmicos abordaram a diabetes mellitus, outra doença crônica de grande relevância nos dias atuais. Mundialmente, o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública, com estimativas alarmantes de casos. Em 2020, estimou-se que 9,3% dos adultos entre 20 e 79 anos, o equivalente a 463 milhões de pessoas, viviam com diabetes. Também foram mencionados os 1,1 milhão de crianças e adolescentes com diabetes tipo 1.

Durante as palestras, os funcionários das empresas envolvidas tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas e também realizar aferições de pressão arterial sistêmica e glicemia capilar, proporcionando uma avaliação mais completa de sua saúde.