Francisco Beltrão: Acadêmicos de Direito participam de audiência simulada na disciplina de Processo Penal

Publicado em 19 de Junho de 2023 às 15:02

Alunos representaram diferentes personagens envolvidos em infrações penais fictícias

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão promoveu, no início do mês de junho, uma atividade de audiência simulada na disciplina de Estágio Supervisionado Simulado - Prática de Processo Penal. Coordenado pelo professor Adriano Bellé, com a participação dos acadêmicos do 5º período, o projeto deu aos estudantes a oportunidade de vivenciar situações práticas e desenvolver habilidades necessárias para a atuação jurídica.

Na atividade, os acadêmicos recebiam papéis que representavam diferentes personagens envolvidos em infrações penais fictícias. Eles tinham a liberdade de desempenhar seus papéis, desde que dentro dos limites legais. Durante as audiências simuladas, foram realizadas diferentes etapas, como suspensão condicional do processo, proposição e homologação de acordo de não perseguição penal, e instrução e julgamento, incluindo oitiva de testemunhas e interrogatório do réu.

Além de permitir que os alunos experimentassem na prática as diversas funções exercidas por profissionais da área jurídica, a atividade também contribuiu para o aprimoramento de habilidades essenciais, como postura, comunicação verbal e clareza de raciocínio na formulação de questionamentos às partes e testemunhas.

Segundo o professor Adriano, um dos objetivos das práticas é possibilitar aos estudantes as situações do cotidiano da prática jurídica, especialmente no âmbito penal, em um ambiente controlado e supervisionado. Ele enfatizou que, em breve, os acadêmicos formandos atuarão profissionalmente, tornando a vivência simulada ainda mais relevante para sua preparação.

O coordenador do curso de Direito, professor Alexandre Magno Augusto Moreira, disse que os trabalhos supervisionados ​​não apenas contextualizam teoricamente os conteúdos, mas também aprimoram as habilidades e competências dos alunos, preparando-os para exercerem profissionalmente carreiras de advogados, magistrados e promotores.

“Vale ressaltar que ao longo do ano, serão realizadas audiências práticas nas áreas do processo civil e trabalhista, direcionadas aos alunos dos 4º e 5º períodos do curso. Essas atividades complementares têm como objetivo fortalecer ainda mais a formação prática dos futuros profissionais do Direito”.