Francisco Beltrão: Acadêmicos de Direito encerram atividades práticas com júri simulado

Publicado em 30 de Novembro de 2022 às 08:40

Trabalho fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado Simulado - Prática de Processo Penal

Em 18 de novembro, acadêmicos do 5º ano do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão fizeram um júri simulado como encerramento das atividades práticas da disciplina de Estágio Supervisionado Simulado - Prática de Processo Penal.

Nas quase três horas de julgamento, foram observados os procedimentos previstos no Código de Processo Penal, com debates de teses defensivas e acusatórias, a partir de um caso fictício. Com o objetivo de fomentar a integração, o conselho de sentença (corpo de jurados) foi formado por acadêmicos de outras séries do curso de Direito da Unidade.

Ao final da votação, os jurados deliberaram pela desclassificação do delito de homicídio para o crime de lesões corporais, encampando a tese defensiva da ausência de nexo causal entre a conduta do réu e o resultado naturalístico (Art. 13, §1º, do Código Penal).

Para o professor Adriano Vottri Bellé, responsável pela disciplina e por organizar os trabalhos, a atividade superou as expectativas iniciais. “Os acadêmicos mostraram alto grau de comprometimento e profissionalismo na elaboração das teses e, mais ainda, na execução dos ritos em plenário. Embora se trate de uma atividade simulada, o contato com a prática é determinante para preparar o futuro profissional para o mercado de trabalho”.

A acadêmica Milena Spada, que atuou como uma das juízas, classificou como positiva e experiência. “É sempre importante para a formação jurídica a realização de atividades práticas, sobretudo para nós, formandos, que em breve iniciaremos nossas trajetórias profissionais”, acrescentou Milena.