Francisco Beltrão: Acadêmicos da Unipar participam de feira da saúde do homem em São João

Publicado em 21 de Agosto de 2023 às 11:22

Mês de agosto está voltado à conscientização e prevenção de doenças para o público masculino

Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão participaram da Feira da Saúde do Homem, realizada no dia 10 de agosto, no município de São João. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a universidade.

As ações realizadas no mês de agosto reforçam a necessidade dos homens adotarem um estilo de vida mais saudável, para não ficarem vulneráveis a diversas doenças graves e crônicas, em especial as cardiovasculares, câncer de próstata, câncer de pele, obesidade, hipertrofia prostática, andropausa, cirrose, entre outras.

A feira contou com diversos serviços gratuitos, como avaliação postural, orientação nutricional e avaliação odontológica. Os acadêmicos da Unipar também participaram de palestras e workshops sobre saúde masculina. O município de São João fica a 59 quilômetros de Francisco Beltrão e tem uma população de 11.866 pessoas (Censo 2022).

A coordenadora dos cursos de Nutrição e Fisioterapia, professora Indiomara Baratto, destacou a importância da realização de eventos como essa feira, ressaltando que os homens são mais propensos a terem doenças do coração, câncer, colesterol, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade. Somado a isso, há o fato de que não mantêm hábitos saudáveis de vida.

Conforme dados do Ministério da Saúde (MS) apresentados pela professora, os homens praticam atividade física com menor regularidade, acham que não vão adoecer, têm medo de descobrir doenças, não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho (ocupam profissões de maior risco como eletricista, bombeiro, motorista e em áreas da construção civil, por exemplo), utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão envolvidos na maioria das situações de violência e vivem em média sete anos a menos que as mulheres.

“É fundamental para os alunos terem a oportunidade de vivenciar estes atendimentos, pois conseguem identificar e visualizar a realidade da população, suas necessidades e problemas atuais, aprendem a prestar um atendimento prático e ágil e ter o contato direto com pessoas”, frisou Indiomara.

Última atualização em 25 de Agosto de 2023 às 10:26