Francisco Beltrão: Acadêmicos assistem à peça teatral “Procura–se Uma Estrela”

Publicado em 5 de Setembro de 2022 às 10:39

Peça aborda a Doação de Medula Óssea e contou com alunos de Farmácia na plateia

Na sexta–feira, 26 de agosto, os acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão assistiram à peça teatral “Procura–se Uma Estrela”, no Teatro Eunice Sartori, em Francisco Beltrão. A peça tem texto e direção de Adriano Esturrilho e com muito bom humor e poesia, trata de um delicado, mas importante tema: a Doação de Medula Óssea.

A peça usa música ao vivo, teatro de bonecos, palhaços e a interação com o público para sensibilizar e inovar na forma de mobilizar a população para a importância da doação de medula óssea, contribuindo para o aumento dos cadastros de doadores.

História

Na história, dois artistas que visitam pacientes em hospitais transformam uma praça em palco na busca por doadores de medula óssea. O tema sério ganha leveza com as peripécias da dupla, que usa bonecos, música ao vivo e jogos lúdicos para comover e convencer.

A peça foi criada em 2005 a convite do LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no intuito de estimular o cadastro de doadores de medula óssea, o espetáculo já fez mais de 300 apresentações Brasil afora. Atualmente a chance de ter um doador compatível dentro da família é de 30% e fora sobe para a proporção de um compatível a cada 100 mil doadores.

Aprovação

Isabela Hister, acadêmica do 4º ano de Farmácia, disse que o teatro lhe encantou. “É um assunto difícil de se abordar e eles expressaram tudo de forma clara, deixando o público realmente interessado e despertando a vontade de ser doador”, comentou.

“Essa peça que a gente assistiu mostra de uma maneira muito didática e lúdica a importância de ser cadastrado no banco de doação de medula óssea, porque de algum jeito você vai estar salvando vidas, seja doando sangue ou medula. A peça deixa um ensinamento de amor ao próximo, que é a doação de medula, contando histórias de pacientes que lutam muito pela vida e conseguem vencer a doença com ajuda de alguém solidário. Me inspirei demais na peça, já sou doador de sangue e de medula, e caso for chamado, com certeza atenderei prontamente”, afirmou o acadêmico Pedro Lucas Guzella, do 3º ano de Farmácia.

Serviço

Para saber mais sobre como se tornar um doador de medula óssea, entre em contato com o Hemonúcleo de Francisco Beltrão, pelo telefone (46) 3211-3650.