Francisco Beltrão: Acadêmicas de Enfermagem participam de evento alusivo ao Dia da Gestante

Publicado em 25 de Agosto de 2023 às 16:31

Acadêmicas abordaram tópicos relacionados à hipertensão e ao diabetes mellitus gestacional

No dia 18 de agosto, estudantes do 5º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense-Unipar/ Francisco Beltrão participaram de um evento na Associação Sensibilizar (Assen) para celebrar o Dia da Gestante, que aconteceu em 15 de agosto.

Durante o evento, os acadêmicos abordaram tópicos relevantes relacionados à hipertensão e ao diabetes mellitus gestacional, oferecendo orientações e esclarecimentos fundamentais sobre esses temas. A atividade teve como professora responsável técnica Flávia Cristina Ruaro e a participação das alunas Érica Eloisa Hasse, Amanda Cassol e Valeria da Silva Xavier Icalzavara.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa, durante a gestação ocorre um aumento em certos hormônios produzidos pela placenta, além de outros relacionados à própria gravidez, como o lactogênio placentário, cortisol e prolactina.

“Esses hormônios podem reduzir a atuação da insulina nos receptores e levar a um aumento na produção de insulina em gestantes saudáveis, o que pode contribuir para alterações glicêmicas e o desenvolvimento do diabetes mellitus gestacional”, explicou.

Lediana ressaltou a importância de um acompanhamento rigoroso durante a gestação, devido às possíveis complicações que podem surgir nessa fase. Entre as complicações estão o trabalho de parto prematuro, infecção do trato urinário, hemorragia pós-parto, entre outras. Além disso, destacou que o feto também pode estar sujeito a complicações, como crescimento fetal excessivo para a idade, malformações congênitas, hipoxemia e até mesmo o óbito fetal.