Francisco Beltrão: Acadêmicas de Enfermagem levam educação em saúde para o Bairro Miniguaçu

Publicado em 19 de Dezembro de 2022 às 09:00

Acadêmicas fizeram um levantamento das condições de saúde da população e propuseram ações preventivas

Acadêmicas do 2º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão desenvolveram um importante trabalho de educação em saúde no Bairro Miniguaçu. A atividade fez parte da disciplina de Interação, Ensino, Serviço e Comunidade, ministrada pela professora Jolana C. Cavalheiri, que tem como desafio integrar os alunos à comunidade e proporcionar o retorno do conhecimento da universidade à sociedade.

O objetivo é conhecer as condições em que os indivíduos do local residem, coletando informações do ambiente, da geografia, do relevo, das condições sanitárias, econômicas, culturais, sociais e de agravos de saúde, entre outros.

Depois do levantamento, é desenvolvido um projeto de educação em saúde, que se revela de suma importância tanto na prevenção e reabilitação de doenças, além de despertar a cidadania, responsabilidade pessoal e social, bem como a formação de multiplicadores e cuidadores.

Doenças crônicas

As acadêmicas Géssica, Hilda, Eduarda, Aghata e Ketlin coletaram 58 questionários no Bairro Miniguaçu, visitando 58 casas e um total de 176 moradores. Em relação aos achados relativos às doenças crônicas, os resultados mais expressivos foram obesidade, hipertensão arterial sistêmica, distúrbios na tireoide e diabetes mellitus.

Com esses dados, o grupo realizou educação em saúde na comunidade com o uso de panfletos com orientações sobre prática de exercícios físicos, mudanças nos hábitos alimentares e realização de exames de rotina. Um dos recursos tecnológicos que o grupo utilizou para mapeamento da região foi o My Maps (Google) e a criação de um QR-CODE para facilitar o acesso do mapa interativo aos profissionais de saúde da estratégia saúde da família.

Educação em saúde para as crianças

A segunda etapa do trabalho foi promover educação em saúde na Escola Municipal Professor Pedro Algeri, com crianças do 2º ano vespertino (faixa etária de 7 a 8 anos), com o tema: higiene pessoal. Foi proposta uma atividade lúdica, didática e diferenciada para os alunos, a qual abordou a história da higiene, a importância do banho, higiene bucal e das mãos.

As acadêmicas utilizaram materiais lúdicos para complementar a apresentação, como vídeos e um chuveiro confeccionado pelo integrante do grupo com papel crepom, boca artificial para simulação da escovação, distribuição dos frascos de álcool gel e um kit de higiene bucal para cada aluno, contendo uma pasta de dente, fio dental, estojo para armazenamento e uma escova de dentes.

As alunas agradeceram o acolhimento da comunidade durante o projeto: “gostaríamos de agradecer imensamente pela oportunidade de trabalhar em equipe junto à comunidade, que nos acolheu e colaborou para que fizéssemos um bom trabalho. Além disso, a atividade agregou valor e pôde edificar um pouquinho mais do profissional que gostaríamos de ser”.

A professora Jolana destacou o quão gratificante foi ver o comprometimento das acadêmicas. “Mesmo nos primeiros anos da graduação demonstram conhecimento para orientação em saúde e asseveram a importância do profissional enfermeiro na manutenção da saúde”.