Francisco Beltrão: Acadêmicas da Unipar publicam TCCs em revistas científicas

Publicado em 28 de Dezembro de 2023 às 11:32

Pesquisas de enfermagem trazem novos insights para a assistência ao paciente

As acadêmicas Jaqueline Rodrigues Borges e Ana Alice Cozer, do último ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/Francisco Beltrão, concluíram a graduação com a publicação de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em revistas científicas.

Jaqueline Borges dedicou-se a identificar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre hemoterapia e reações adversas relacionadas à administração de hemoterápicos. A pesquisa foi realizada em dois hospitais de Francisco Beltrão e demonstrou que os profissionais possuem conhecimento e prática adequados sobre a administração de sangue e outros hemoderivados. O estudo foi publicado na revista internacional Research, Society and Development.

“A graduação é um processo árduo e que no último ano me fez abdicar de momentos com a família, amigos, trabalhos e festas. Mas, hoje sei que todo o meu esforço e dedicação valeram a pena, e nada seria possível sem determinação, força e coragem. Agradeço a Deus, à família e professores por me auxiliarem nesta grande conquista. É o primeiro passo da minha trajetória como enfermeira”, disse Jaqueline.

Ana Alice Cozer buscou identificar a percepção dos profissionais de enfermagem atuantes em duas maternidades do município, sobre a episiotomia. Este é um procedimento realizado durante o período expulsivo do parto vaginal, sendo hoje, considerada uma violência obstétrica, quando realizada sem autorização da mulher. A pesquisa foi publicada na revista nacional de Ciência.

O estudo demonstrou que a prática da episiotomia ainda é rotineira na região e há necessidade de estimular os profissionais à capacitação contínua sobre violência obstétrica, especialmente a prevenção destes atos, assim como promover a autonomia e conhecimento das mulheres sobre seus direitos sexuais e reprodutivos.

“Sou imensamente feliz e grata por toda a minha trajetória na Unipar. A dedicação dos professores foi essencial para minha formação, e, consequente, publicação do meu artigo de TCC em uma revista científica. Agradeço por terem confiado e auxiliado na construção de um artigo com um tema tão impactante, que foi realizado com muita dedicação. Estou finalizando minha graduação com este lindo presente, que ficará marcado na minha carreira”, relatou Ana Alice.

A professora Jolana Cristina Cavalheiri, orientadora das acadêmicas, comemorou a conquista das alunas. “É uma grande alegria ver nossos alunos dedicarem-se intensamente à formação e à pesquisa. As publicações são fruto de uma formação crítica e embasada em conhecimento e, enquanto docente, nos faz acreditar que estamos disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais comprometidos com o cuidado e com o crescimento e desenvolvimento da nossa profissão. É uma alegria imensa para todo o corpo docente e instituição”.