Francisco Beltrão: Acadêmica de Nutrição fala sobre uso de chás e temperos em escola de Coronel Vivida

Publicado em 25 de Novembro de 2022 às 09:58

As ervas e as especiarias são usadas por suas características de agregar sabor, conservar alguns alimentos e pelas propriedades medicinais

A acadêmica Keila Moreira, do curso de Nutrição da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão esteve na Escola Tiradentes, no município de Coronel Vivida, onde desenvolveu uma atividade de educação alimentar e nutricional, com o objetivo de transmitir conhecimento e informações a respeito do uso de chás e de temperos naturais. Houve a parceria da Secretaria de Saúde, com supervisão da nutricionista Leideliane Kilian.

A acadêmica abordou os benefícios do uso correto e também da importância dos chás e dos temperos naturais para a saúde humana. Além disso, Keila orientou sobre a substituição dos temperos e chás industrializados pelos naturais e indicou opções que podem ser encontradas em supermercados e casas de produtos naturais na cidade de Coronel Vivida.

A atividade faz parte de um projeto do município chamado Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). As crianças que participaram da educação alimentar e nutricional tiveram a oportunidade de visualizar amostras de chás e temperos, podendo assim, replicar a vivência para suas famílias.

Segundo Keila, “as pessoas não conhecem a variedade de temperos e chás naturais para que possam substituir os industrializados, demonstrar isso para crianças foi muito importante, pois quanto mais cedo elas são educadas em relação à alimentação, mais cedo elas têm conhecimento para cuidarem de si. Por parte das crianças, o aproveitamento foi de 100%”.

A coordenadora do curso de Nutrição, professora Indiomara Baratto, lembra que quando o sabor e o aroma dos temperos, chás e especiarias foram descobertos pela humanidade, eles se tornaram de grande valor. “Não é à toa que anos atrás, navegações inteiras saíam em busca dessas ervas, e olha que naquele tempo, eles nem sabiam de todas as propriedades nutricionais e benefícios para a saúde que poderiam trazer. É importante citar que muitos deles estão associados a ações anti-inflamatórias, antioxidantes, prevenção de doenças cardiovasculares, otimização do metabolismo, melhora na digestão, entre outros benefícios”.

Indiomara salienta que as ervas e as especiarias são usadas historicamente por suas características de agregar sabor à preparação, conservar alguns alimentos e por terem propriedades medicinais. As culturas antigas do Oriente Médio, China, Grécia e Índia, por exemplo, já desenvolviam remédios à base de plantas encontradas nas suas regiões.

Uso moderado

“Os temperos industrializados trazem praticidade no dia a dia, mas temos que lembrar que em sua composição, além da alta quantidade de sódio, estão presentes diversas substâncias que podem representar um risco importante para a saúde, devendo ser evitados”, ressaltou a docente.

De acordo com ela, os temperos industrializados podem oferecer em uma única colher de chá (ou tablete) até 80% da quantidade de sódio recomendada para um dia inteiro, além disso altos índices de gordura, principalmente saturadas, são encontrados nesses produtos, se tornando um risco para pessoas com colesterol alto. Estes produtos também apresentam corantes em sua composição, podendo causar alergias, principalmente em crianças. A professora relatou, ainda, que diversos estudos têm relacionado o uso de temperos realçadores de sabor, que possuem o glutamato monossódico em sua composição, a danos celulares que podem causar deficiência intelectual em crianças, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.

“Em relação aos chás industrializados, durante o seu preparo, eles sofrem processos que alteram suas propriedades nutritivas e o seu sabor, reduzindo sua eficácia, apresentando, assim, pouca função antioxidante, além de terem adição de açúcares, conservantes, adoçantes, entre outras substâncias que não fazem bem à saúde”, concluiu.