Francisco Beltrão: Acadêmica de Enfermagem é destaque no XXI Encontro Anual de Iniciação Científica

Publicado em 14 de Dezembro de 2022 às 08:47

Evento aconteceu em outubro e contou com mais de 2 mil participantes; aluna integra a pesquisa desde o início da graduação

A acadêmica Géssica Paula Battisti, estudante do 2º ano do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar/ Francisco Beltrão iniciou sua graduação em 2021 e, desde então, faz parte do Projeto de Iniciação Científica, através da pesquisa Boas Práticas da Equipe Multidisciplinar Durante o Trabalho de Parto, que tem como orientadora a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Lediana Dalla Costa.

“É um projeto enriquecedor, que nos permite acompanhar na prática a vivência das puérperas e gestantes. Os trabalhos que produzi este ano tiveram o apoio das minhas professoras e coautoras dos resumos, Géssica Tuani Teixeira e Marcela Gonçalves Trevisan, às quais sou imensamente grata”, comentou a aluna. Segundo ela, as premiações no XI Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e XXI Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar, que ocorreram em outubro, foram resultado de muita dedicação e amor pela profissão que pretende seguir, que é a Enfermagem Obstétrica.

“Quero agradecer ao corpo docente do curso, pois dá total suporte, apoio e incentivo ao aluno, fator que julgo diferencial impulsionador. Durante esses dois anos foi engrandecedor todos os resumos produzidos, todo conhecimento adquirido e toda experiência obtida em cada coleta de dados com as gestantes. Como é incrível poder, a cada dia, edificar um pouquinho mais da profissional que quero ser. A Enfermagem, sem sombra de dúvidas, foi uma das escolhas mais certas que fiz na minha vida”.

A professora Lediana Dalla Costa também ressalta a importância que essas experiências têm para a vida dos acadêmicos: “A participação deles em eventos de tão grande porte como o XXI Encontro Anual de Iniciação Científica da Unipar nos proporciona maiores expectativas quanto aos profissionais que estamos formando. É na participação de eventos como este que identificamos o caminho dos nossos alunos e isso nos motiva a cada vez mais trabalhar incansavelmente em prol da ciência e da enfermagem”.

Trabalhos selecionados

“Saúde mental na gestação e no puerpério: importância do cuidado multiprofissional” e Epidemiologia da sífilis gestacional no Sudoeste do Paraná: revisão de literatura” foram selecionados para apresentação com louvor na forma de webinar (live).