Francisco Beltrão: Acadêmica dá dicas de saladas e molhos para pacientes com dificuldades na ingestão de verduras e legumes

Publicado em 19 de Maio de 2022 às 11:51

Aluna também deu dicas de como aprimorar as preparações e deixar as hortaliças mais atrativas para o consumo

A Clínica Escola de Nutrição da Universidade Paranaense - Unipar/ Francisco Beltrão presta atendimento à comunidade regional desde 2007. Os atendimentos nutricionais são realizados para todas as faixas etárias, para pessoas saudáveis e também para aquelas acometidas por patologias. Por ano, a clínica faz em média 1.200 atendimentos, realizados pelos acadêmicos, sempre supervisionados por nutricionistas.

Nesta semana, por exemplo, a acadêmica Keila Moreira, que faz estágio no local, organizou uma tarde com preparações voltadas para duas pacientes, as quais relatavam dificuldade na ingestão de verduras e legumes. A acadêmica preparou juntamente com as pacientes saladas e molhos (tabule de quinoa, repolho americano, vinagrete de feijão, escabeche de berinjela, molhos de maracujá, hortelã, pesto e mostarda e mel). Além disso, ela as auxiliou com muitas dicas de como aprimorar as preparações e deixar as hortaliças mais atrativas para o consumo.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, a professora Indiomara Baratto, a intervenção nutricional é utilizada de forma educativa, pois trata-se de uma ferramenta eficaz para mudança de hábitos alimentares. “Durante os atendimentos, nossos alunos são treinados a identificarem possíveis casos em que sejam necessários intervir de forma a mudar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”.

A responsável técnica do local, a nutricionista Ediane Pissaia, salienta que é papel do nutricionista criar estratégias/formas de preparo para inserir os alimentos na dieta dos pacientes. “O consumo diário de hortaliças é benéfico para a saúde pois são importantes fontes de vitaminas, minerais e fibras”.

Serviço

A Clínica Escola de Nutrição da Unipar realiza atendimento voltado a toda população com acompanhamento nutricional, intervenção nutricional e exame de bioimpedância. Quem tiver interesse, o telefone para agendamento de consultas ou para dúvidas é (46) 3520-2800.