A atividade faz parte do estágio supervisionado dos acadêmicos em nutrição e saúde pública
Acadêmicos do último ano do curso de Nutrição da Universidade Paranaense (Unipar), campus de Francisco Beltrão, estão desenvolvendo ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com crianças da educação infantil e do ensino fundamental em escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) da cidade. As atividades fazem parte do estágio supervisionado curricular obrigatório (ESCO) na área de nutrição e saúde pública.
Os estudantes utilizam diferentes técnicas aprendidas ao longo do curso para orientar sobre a importância de hábitos saudáveis desde a infância. Segundo a coordenadora do curso, professora Indiomara Baratto, a abordagem nesta fase é essencial. “A educação alimentar e nutricional nesta faixa etária tem um papel fundamental, pois esse é o momento mais importante na vida das crianças, em que ocorrem grandes descobertas, aprendizagens e o desenvolvimento cognitivo, físico, intelectual e social”, explica.
A docente ressalta ainda a relevância do trabalho diante do aumento dos índices de obesidade infantil. De acordo com estudos, em 2025 cerca de um terço das crianças e adolescentes brasileiros entre 10 e 19 anos poderão apresentar excesso de peso, problema que já afeta mais de 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos, associado principalmente ao consumo de ultraprocessados e ao sedentarismo.
De acordo com ela, a proposta da educação alimentar e nutricional é incentivar a cultura da alimentação saudável, respeitar necessidades individuais e contribuir para a mudança de crenças, valores, atitudes e práticas relacionadas à forma como as crianças se alimentam.