Formandos de Fisioterapia da Unipar realizam práticas de pediatria com crianças na Clínica Escola

Publicado em 16 de Setembro de 2025 às 10:31

Atividade acadêmica envolve avaliação do desenvolvimento infantil com apoio de brincadeiras.

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), turma de formandos de 2026, estão desenvolvendo atividades práticas na disciplina de pediatria. Sob orientação da professora e fisioterapeuta Bruna Faedo Costa, os estudantes receberam, na Clínica Escola de Fisioterapia, um grupo de crianças acompanhadas por seus responsáveis. Elas participaram como “pacientes modelos” em avaliações voltadas ao desenvolvimento infantil.

A fisioterapia pediátrica tem como objetivo avaliar, planejar e desenvolver intervenções individualizadas. O desenvolvimento infantil é considerado um processo complexo, que envolve crescimento, maturação neuromotora e do sistema pulmonar. Por meio da fisioterapia, é possível avaliar crianças e adolescentes em aspectos relacionados ao desenvolvimento motor, além de prevenir ou tratar agravos decorrentes de doenças comuns na infância.

De acordo com a professora Indiomara Barato, coordenadora do curso, experiências como essa permitem observar que, por meio de interações sociais e brincadeiras, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, motoras e emocionais. As atividades lúdicas tornam os atendimentos mais prazerosos e facilitam a interação entre criança e profissional.

Segundo a professora Bruna, as crianças participantes da atividade eram típicas, ou seja, apresentavam desenvolvimento esperado

para a idade. Com elas, foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor, que auxilia na análise de parâmetros psicomotores.

Uma criança típica é aquela que atinge os marcos de desenvolvimento previstos, como falar, andar e interagir. Já uma criança atípica pode apresentar atrasos ou características incomuns em uma ou mais áreas, o que pode indicar a necessidade de acompanhamento especializado para estimular plenamente suas potencialidades.

A Clínica Escola de Fisioterapia da Unipar será aberta ao público a partir de 2026, quando crianças da comunidade poderão fazer parte da agenda de atendimentos.